PRODUÇÃO DE IMAGENS NA PESQUISA DE CAMPO: A FOTOGRAFIA NO ESTUDO DE PRÁTICAS COM TICS

Autores

  • João Vicente Ribas Universidade de Passo Fundo UPF
  • Ana Carolina Escosteguy Universidade Federal de Santa Maria UFSM

DOI:

https://doi.org/10.55738/alaic.v19i34.638

Palavras-chave:

Fotografia, Metodologia, TICs, Estudos Culturais

Resumo

O relato de uma experiência sobre o uso da fotografia como instrumento auxiliar na pesquisa de campo é o tema deste artigo. Durante investigação, buscando detalhar as práticas com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) de famílias agricultoras, introduzimos o registro fotográfico nas saídas a campo e, ao longo do percurso, ampliamos sua importância no desenho metodológico, principalmente, como meio de produção de situações observáveis. Com isso, apresentamos uma proposição para o uso do recurso da fotografia em pesquisas sobre práticas com as TICs.

Biografia do Autor

João Vicente Ribas, Universidade de Passo Fundo UPF

Jornalista. Professor do curso de Jornalismo da Universidade de Passo Fundo (UPF). Doutor em Comunicação (PUCRS), com Doutorado Sanduíche na McGill University, Canadá. Mestre em História (UPF). Possui graduação em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade de Passo Fundo. Pesquisa comunicação, música, estudos culturais e televisão. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em televisão, rádio, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Foi fotógrafo e repórter na Empresa Jornalística Diário da Manhã (2001-2004, Passo Fundo RS), assessor de imprensa no Ministério das Cidades (2009-2012, Brasília DF) e repórter da TVE/RS (2012-2014, Porto Alegre RS).

Downloads

Publicado

23.12.2020

Como Citar

RIBAS, J. V.; ESCOSTEGUY, A. C. PRODUÇÃO DE IMAGENS NA PESQUISA DE CAMPO: A FOTOGRAFIA NO ESTUDO DE PRÁTICAS COM TICS. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, [S. l.], v. 19, n. 34, 2020. DOI: 10.55738/alaic.v19i34.638. Disponível em: http://revista.pubalaic.org/index.php/alaic/article/view/638. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Comunicação popular, cidadania e mudança social / Dosier: Comunicación Popular, Ciudadanía y Cambio Social