AO SUL DE UM MOVIMENTO: UM RECORTE DA HISTORIOGRAFIA DO DOCUMENTÁRIO BRASILEIRO

Autores

  • Neli Fabiane Mombelli Universidade Franciscana

DOI:

https://doi.org/10.55738/alaic.v19i34.646

Palavras-chave:

Documentário, Cinema regional, História do cinema, Produção e circulação.

Resumo

Ao analisar a historiografia clássica do cinema nacional, percebemos a ausência mais substantiva do documentário e a ficção entendida como o próprio cinema. Este artigo faz um levantamento da historiografia sobre a produção e a circulação do documentário tendo como recorte o Sul do Brasil. É a produção continuada do documentário que não deixa o cinema cessar durante os períodos de recesso do filme de ficção e que cada vez mais amplia sua potência produtiva e de circulação, de modo a fortalecer as cinematografias regionais, embora ainda encontre barreiras no circuito comercial.

Biografia do Autor

Neli Fabiane Mombelli, Universidade Franciscana

Docente do curso de Jornalismo da Universidade Franciscana (UFN). Doutora em Comunicação Midiática pela Universidade Federal de Santa Maria.

Downloads

Publicado

23.12.2020

Como Citar

MOMBELLI, N. F. AO SUL DE UM MOVIMENTO: UM RECORTE DA HISTORIOGRAFIA DO DOCUMENTÁRIO BRASILEIRO. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, [S. l.], v. 19, n. 34, 2020. DOI: 10.55738/alaic.v19i34.646. Disponível em: http://revista.pubalaic.org/index.php/alaic/article/view/646. Acesso em: 19 mar. 2024.