DISCURSO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: EFEITOS DE SENTIDO SOBRE A FOSFOETANOLAMINA SINTÉTICA NO BRASIL

Autores

  • Antônio Inácio dos Santos de Paula Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
  • Marluza da Rosa Universidade Federal de Santa Maria, campus Frederico Westphalen (UFSM/FW)

DOI:

https://doi.org/10.55738/alaic.v19i34.647

Palavras-chave:

Análise do Discurso, Jornalismo, Divulgação científica, Fosfoetanolamina sintética.

Resumo

Instigado pelo discurso jornalístico, este artigo ampara-se nos pressupostos teóricos da Análise do Discurso e estuda o discurso da divulgação científica nas manchetes de duas reportagens televisivas sobre a Fosfoetanolamina Sintética, exibidas no Brasil, em 2015. A análise reflete sobre o processo de popularização da ciência e identifica como a heterogeneidade discursiva se manifesta nos enunciados, produzindo efeitos de sentido. Os resultados fornecem elementos para discutir a inter-relação: comunicação, cientificidade e apelo social.

Biografia do Autor

Antônio Inácio dos Santos de Paula, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Mestrando em Divulgação Científica e Cultural junto ao LABJOR, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Pós-graduando lato sensu em Jornalismo Científico na mesma instituição. Bacharel em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria, campus Frederico Westphalen (UFSM/FW).

Marluza da Rosa, Universidade Federal de Santa Maria, campus Frederico Westphalen (UFSM/FW)

Docente do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria

Publicado

23.12.2020

Como Citar

DOS SANTOS DE PAULA, A. I.; DA ROSA, M. DISCURSO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: EFEITOS DE SENTIDO SOBRE A FOSFOETANOLAMINA SINTÉTICA NO BRASIL. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, [S. l.], v. 19, n. 34, 2020. DOI: 10.55738/alaic.v19i34.647. Disponível em: http://revista.pubalaic.org/index.php/alaic/article/view/647. Acesso em: 19 mar. 2024.