GÊNEROS JORNALÍSTICOS E DESASTRES: UMA ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO SOBRE SAÚDE DOS ATINGIDOS PELO ROMPIMENTO DA BARRAGEM DE FUNDÃO (MG)

Autores

  • Paola Pinheiro Bernardi Primo
  • Michele Nacif Antunes
  • Carlos Eduardo Siqueira
  • José Manuel Mendes
  • Adauto Emmerich Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.55738/alaic.v19i35.674

Palavras-chave:

Comunicaçãoe saúde, meiosdecomunicação, ­análise crítica do discurso, saúde coletiva

Resumo

O presente artigo analisa como o tema saúde é abordado em jornais surgidos após o rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG). Um, do gênero jornalístico comunitário, feito pelos próprios atingidos e outros três do gênero institucional, criados pela instituição responsável por gerir as ações pós-desastre. Após coleta de matérias e realizada análise crítica do discurso, concluiu-se que há diferença na forma de enunciação do desastre e distintas abordagens sobre o tema saúde. Há por parte do jornal comunitário uma tentativa de quebra da hegemonia discursiva, além de propiciar a vocalização dos atingidos, enquanto os periódicos institucionais buscam manter o poder hegemônico dominante, por meio de desvinculação dos problemas de saúde da população ao desastre.

Downloads

Publicado

03.02.2021

Como Citar

PINHEIRO BERNARDI PRIMO, P.; NACIF ANTUNES, M.; EDUARDO SIQUEIRA, C.; MANUEL MENDES, J.; EMMERICH OLIVEIRA, A. GÊNEROS JORNALÍSTICOS E DESASTRES: UMA ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO SOBRE SAÚDE DOS ATINGIDOS PELO ROMPIMENTO DA BARRAGEM DE FUNDÃO (MG). Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, [S. l.], v. 19, n. 35, 2021. DOI: 10.55738/alaic.v19i35.674. Disponível em: http://revista.pubalaic.org/index.php/alaic/article/view/674. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Comunicação popular, cidadania e mudança social / Dosier: Comunicación Popular, Ciudadanía y Cambio Social