A AMÉRICA LATINA NA COBERTURA NOTICIOSA: UMA ANÁLISE DA EDITORIA MUNDO DOS PORTAIS FOLHA DE S. PAULO E O GLOBO

Autores

  • Camilla Quesada Tavares Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
  • Marina Michelis de Lima Fernandes Universidade Federal do Paraná (UFPR).

DOI:

https://doi.org/10.55738/alaic.v20i36.696

Resumo

Este trabalho se propõe a analisar especificamente as notícias que abordam a América Latina na cobertura internacional de dois portais de notícias brasileiros, verificando as características presentes na editoria mundo da Folha de S. Paulo e d’O Globo. A finalidade é compreender como os países latino-americanos aparecem nos periódicos brasileiros. Por meio da análise quantitativa de 1.996 notícias, publicadas entre abril e julho de 2018, verificamos que o número de notícias que abordavam algum país da América Latina foi bem inferior ao total das publicações da editoria de ambos os portais. Constata-se, ainda, a forte presença de outros países, como os Estados Unidos, por exemplo, que apareceu em mais da metade das notícias coletadas no período.

Biografia do Autor

Camilla Quesada Tavares, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Doutora em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Líder do grupo de pesquisa Comunicação, Política e Sociedade (COPS/UFMA). Desenvolve pesquisas sobre transformações do jornalismo, cobertura eleitoral, campanhas eleitorais e comunicação e gênero. 

Marina Michelis de Lima Fernandes, Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Graduada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Downloads

Publicado

08.06.2021

Como Citar

QUESADA TAVARES, C.; MICHELIS DE LIMA FERNANDES, M. A AMÉRICA LATINA NA COBERTURA NOTICIOSA: UMA ANÁLISE DA EDITORIA MUNDO DOS PORTAIS FOLHA DE S. PAULO E O GLOBO. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, [S. l.], v. 20, n. 36, 2021. DOI: 10.55738/alaic.v20i36.696. Disponível em: http://revista.pubalaic.org/index.php/alaic/article/view/696. Acesso em: 19 mar. 2024.