A comunicação da Igreja Católica na América Latina e Caribe

uma visão compreensiva de suas tendências a partir Documentos Conclusivos do Celam

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55738/alaic.v22i42.966

Palavras-chave:

Comunicação Social, Igreja Católica, Tendências Comunicacionais, América Latina, Comunicação e Religião

Resumo

O presente artigo tem por tema a comunicação da e na Igreja Católica na América Latina e Caribe, e, por objeto de estudo, os Documentos Conclusivos das Conferências Gerais do Conselho Episcopal Latino-Americano e do Caribe (Celam): Rio de Janeiro (1955), Medellín (1968), Puebla (1979), Santo Domingo (1992) e Aparecida (2007). O objetivo principal consiste em compreender as principais tendências comunicacionais da Igreja Católica na América Latina a partir dos cinco documentos do Celam. O percurso metodológico do trabalho forma-se a partir do referencial teórico-metodológico da Hermenêutica de Profundidade, sob a luz da compreensão como método. O marco teórico se desenvolve a partir de autores e autoras majoritariamente latino-americanos, na perspectiva das Epistemologias do Sul. O artigo contribui para uma compreensão mais profunda dos modos como a Igreja Católica entende a comunicação, destacando a coexistência de ao menos três tendências comunicacionais na instituição.

Biografia do Autor

Dimas Kunsch, Universidade Metodista de São Paulo

Docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo (Umesp), é doutor em Ciências da Comunicação (2004) e Mestre em Integração da América Latina (1999) pela Universidade de São Paulo (USP). Graduado em Filosofia (Brasil, 1977) e em Teologia (Innsbruck, Áustria, 1984), é Especialista em Psicologia Junguiana (2014) e Mediador Judicial (2017). É Anaista Junguiano em formação pelo Instituto Junguiano de Ensino e Pesquisa (Ijep). Ajudou a implantar e coordenou por oito anos (2009-2017) o Programa de Pós-Graduação em Comunicação - Mestrado em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero. Foi também professor de graduação da mesma instituição entre fevereiro de 2004 e dezembro de 2017. Lidera o grupo de pesquisa "Da compreensão como método" e coordena o projeto de pesquisa "Comunicação, Educação e Mediação de Conflitos". Coordena, junto à Universidade Metodista de Sao Paulo, o intercâmbio de cooperação Acadêmica entre a Umesp e a Facultad de Comunicaciones da Universidade de Antioquia, Medellín, Colômbia. É autor de livros, capítulos de livros, artigos e ensaios científicos em sua área de pesquisa e atuação. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: Comunicação, Jornalismo, Narrativas Jornalísticas, Narrativas Míticas, Teorias da Comunicação, Epistemologia da Comunicação, Pensamento da Complexidade e Pensamento da Compreensão, Psicologia Analítica. Foi coordenador da Comissão Organizadora do Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-graduação em Comunicação, a Compós, de 2017 (Compós 2017). É consultor da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para assuntos de avaliação da Pós-Graduação. 

Downloads

Publicado

07.08.2023

Como Citar

ALVARENGA, R.; ANTÔNIO KUNSCH, D. A comunicação da Igreja Católica na América Latina e Caribe: uma visão compreensiva de suas tendências a partir Documentos Conclusivos do Celam. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, [S. l.], v. 22, n. 42, 2023. DOI: 10.55738/alaic.v22i42.966. Disponível em: http://revista.pubalaic.org/index.php/alaic/article/view/966. Acesso em: 28 abr. 2024.