La comunicación de la Iglesia Católica en América Latina y el Caribe

una mirada integral a sus tendencias a partir de los Documentos Conclusivos de la Celam

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.55738/alaic.v22i42.966

Palabras clave:

Comunicação Social, Igreja Católica, Tendências Comunicacionais, América Latina, Comunicação e Religião

Resumen

Este artículo tiene como tema la comunicación de y en la Iglesia Católica en América Latina y el Caribe, y como objeto de estudio los Documentos Conclusivos de las Conferencias Generales del Consejo Episcopal Latinoamericano y Caribeño (CELAM): Río de Janeiro (1955), Medellín (1968), Puebla (1979), Santo Domingo (1992) y Aparecida (2007). El objetivo principal es comprender las principales tendencias comunicativas de la Iglesia Católica en América Latina a partir de los cinco documentos del CELAM. El recorrido metodológico del trabajo se conforma desde el marco teórico-metodológico de la Hermenéutica de Profundidad, bajo la luz de la comprensión como método. El marco teórico se desarrolla a partir de autores mayoritariamente latinoamericanos, desde la perspectiva de las Epistemologías del Sur. El artículo contribuye a una comprensión más profunda de las formas en que la Iglesia Católica entiende la comunicación, destacando la coexistencia de al menos tres tendencias comunicacionales en la institución.

Biografía del autor/a

Dimas Antônio Kunsch, Universidade Metodista de São Paulo

Docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo (Umesp), é doutor em Ciências da Comunicação (2004) e Mestre em Integração da América Latina (1999) pela Universidade de São Paulo (USP). Graduado em Filosofia (Brasil, 1977) e em Teologia (Innsbruck, Áustria, 1984), é Especialista em Psicologia Junguiana (2014) e Mediador Judicial (2017). É Anaista Junguiano em formação pelo Instituto Junguiano de Ensino e Pesquisa (Ijep). Ajudou a implantar e coordenou por oito anos (2009-2017) o Programa de Pós-Graduação em Comunicação - Mestrado em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero. Foi também professor de graduação da mesma instituição entre fevereiro de 2004 e dezembro de 2017. Lidera o grupo de pesquisa "Da compreensão como método" e coordena o projeto de pesquisa "Comunicação, Educação e Mediação de Conflitos". Coordena, junto à Universidade Metodista de Sao Paulo, o intercâmbio de cooperação Acadêmica entre a Umesp e a Facultad de Comunicaciones da Universidade de Antioquia, Medellín, Colômbia. É autor de livros, capítulos de livros, artigos e ensaios científicos em sua área de pesquisa e atuação. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: Comunicação, Jornalismo, Narrativas Jornalísticas, Narrativas Míticas, Teorias da Comunicação, Epistemologia da Comunicação, Pensamento da Complexidade e Pensamento da Compreensão, Psicologia Analítica. Foi coordenador da Comissão Organizadora do Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-graduação em Comunicação, a Compós, de 2017 (Compós 2017). É consultor da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para assuntos de avaliação da Pós-Graduação. 

Publicado

07.08.2023

Cómo citar

ALVARENGA, R.; ANTÔNIO KUNSCH, D. La comunicación de la Iglesia Católica en América Latina y el Caribe: una mirada integral a sus tendencias a partir de los Documentos Conclusivos de la Celam. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, [S. l.], v. 22, n. 42, 2023. DOI: 10.55738/alaic.v22i42.966. Disponível em: https://revista.pubalaic.org/index.php/alaic/article/view/966. Acesso em: 13 may. 2024.