AS MEDIAÇÕES DE UMA COMUNIDADE NA AMAZÔNIA BRASILEIRA: O EXERCÍCIO DE UMA PESQUISA MULTIMETODOLÓGICA LAS MEDIACIONES DE UNA COMUNIDAD EN LA AMAZONÍA

Autores

  • Maria Ataíde Malcher Universidade Federal do Pará
  • Fernanda Chocron Miranda Universidade Federal do Pará

Resumo

Resumo:

Esta comunicação apresenta resultados de um estudo de recepção desenvolvido em uma comunidade da Amazônia brasileira, que se deu na perspectiva da pesquisa multimetodológica e do exercício da cartografia. Com um desenho metodológico atento ao objeto de estudo, verificamos queo universo pesquisado, mesmo não tendo acesso à energia elétrica, tem entre as mediações, além das formas tradicionais, os meios de comunicação TV, rádio e celular. Como tantos outros, este cenário revela a diversidade de um país como o Brasil e, por sua vez, da América Latina, onde a população, ao mesmo tempo em que convive com inovações tecnológicas, com diferentes níveis de acesso, atua criativamente e em diálogo com práticas tradicionais próprias da vida comunal.

Palavras-chave: Pesquisa de Recepção; Mediações; Cartografia; Amazônia brasileira.

Resumen:

Presenta resultados de un estudio de recepción desenvuelto en una comunidad de la Amazonía Brasileña, que es direccionada en la perspectiva de investigación multimetodológica e ejercicio de cartografía. Con un diseño metodológico atento al objeto, verificamos que universo investigado, sin tener acceso a la energía eléctrica, tiene entre las mediaciones, además de las formas tradicionales, los medios de comunicación TV, radio y celular. Como tantos otros, este escenario revela la diversidadde un país como Brasil y América Latina, donde la populación, al mismo tiempo, que convive con innovaciones tecnológicas, en diferentes niveles de acceso, también actúa creativamente y en dialogo con prácticas tradicionales propia de la vida comunitaria.

Palabras-clave: Investigación de recepción; Mediaciones; Cartografía; Amazonía Brasileña.

Abstract:

This communication presents the results of a reception study in a Brazilian Amazon community, based on a multi-methodological perspective and the exercise of cartography. With a methodological approach aware of the object, we found that the group studied, while not having access to electricity, has in the medias - as TV, radio and mobile phone - a strong mediation, besides the traditional ones. Like many others, this scenario reveals the diversity of a country such as Brazil, and also of the Latin America, where the population lives among many technological innovations, with different levels of access, and use this technology creatively and in dialogue with their own traditional practices of communal life.

Keywords: Reception Study; Mediations; Cartography; Brazilian Amazon.

 

Biografia do Autor

Maria Ataíde Malcher, Universidade Federal do Pará

Doutora e Mestre em Ciências da Comunicação pela ECA-USP. Professora adjunta da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal do Pará e coordenadora do Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia, do Laboratório de Pesquisa e Experimentação em Multimídia da Assessoria de Educação a Distância, ambos da UFPA, e dos projetos Ciência e Comunicação na Amazônia, Academia Amazônia, ABC Digital e UFPA Multimídia.

Fernanda Chocron Miranda, Universidade Federal do Pará

Mestranda do Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia da Universidade Federal do Pará e bolsista CAPES. É integrante do Grupo de Pesquisa em Audiovisual e Cultura (GPAC) e pesquisadora colaboradora do Laboratório de Pesquisa e Experimentação em Multimídia da Assessoria de Educação a Distância da UFPA e dos projetos ABC Digital, Academia Amazônia e UFPA Multimídia.

Downloads

Publicado

21.02.2014

Como Citar

MALCHER, M. A.; MIRANDA, F. C. AS MEDIAÇÕES DE UMA COMUNIDADE NA AMAZÔNIA BRASILEIRA: O EXERCÍCIO DE UMA PESQUISA MULTIMETODOLÓGICA LAS MEDIACIONES DE UNA COMUNIDAD EN LA AMAZONÍA. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, [S. l.], v. 9, n. 17, 2014. Disponível em: http://revista.pubalaic.org/index.php/alaic/article/view/97. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

Comunicações Científicas / Comunicaciones Científicas