Elementos de decolonialidade no jornalismo de olhar periférico sob a dimensão das territorialidades

Autores

  • Edgard Patrício

DOI:

https://doi.org/10.55738/alaic.v22i42.981

Palavras-chave:

Comunicação, Jornalismo de olhar periférico, Territorialidades, Decolonialidade

Resumo

A intenção desse artigo é propor uma discussão sobre as relações prováveis entre Jornalismo e (de)colonialidade. Parte do entendimento de que i) o jornalismo dito ‘convencional’ estabelece pontes com a colonialidade; ii) identifica, naquilo que denomina de ‘jornalismo de olhar periférico’, elementos de contraposição ao jornalismo convencional; e iii) defende que alguns desses elementos podem ser compreendidos como possíveis estratégias de decolonialidade no jornalismo. Sustenta que as territorialidades podem ser um elemento-chave nessa discussão.

Biografia do Autor

Edgard Patrício

Jornalista. Professor do Curso de Jornalismo e do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará

Downloads

Publicado

07.08.2023

Como Citar

PATRÍCIO, E. Elementos de decolonialidade no jornalismo de olhar periférico sob a dimensão das territorialidades. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, [S. l.], v. 22, n. 42, 2023. DOI: 10.55738/alaic.v22i42.981. Disponível em: http://revista.pubalaic.org/index.php/alaic/article/view/981. Acesso em: 27 abr. 2024.