Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação em outra revista. Deve-se ressaltar que uma das condições para a submissão de um trabalho para a Revista leva-se em conta que este não esteja, sob nenhuma hipótese, sendo avaliado por outro periódico, nem esteja em processo de revisão e nem será enviado à outra revista até receber um eventual julgamento negativo da arbitragem pertinente.
  • Declaração de Originalidade, conforme modelo.
    Link: https://docs.google.com/document/d/1h8pWqUPpPmHyMLcpEdOrIqkrQtGbiUam/edit?usp=sharing&ouid=107247566806754040772&rtpof=true&sd=true
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  • Não há qualquer identificação do(s) autor(es) no documento. Todas as menções ao(s) autor(es) no texto, nas notas ou nas referências foram substituídas pela palavra AUTOR e todas as informações de autoria excluídas, inclusive das propriedades do documento. Caso haja identificação de autoria, o texto não será aceito para avaliação. Os dados dos autores devem ser inteiramente preenchidos na aba de identificação dos autores.
  • Conforme a categoria de texto escolhida, o texto segue, absolutamente, os padrões de estilo e requisitos bibliográficos aqui descritos. Além disso, foi verificado que o texto se enquadra no Escopo e Foco da revista.
  • Há pelo menos um pesquisador doutor como autor do trabalho.
  • Estão incluídos no texto: título, resumo e palavras-chave em: PORTUGÊS, ESPANHOL e INGLÊS
  • Respeita-se a extensão do material, segundo o tipo da contribuição para a Revista (artigos, entrevistas, resenhas e estudos).
  • O autor que tiver o artigo aceito e publicado compromete-se a, eventualmente, contribuir como parecerista ad hoc

Diretrizes para Autores

Diretrizes para Autores

1. Instruções gerais aos autores

1.1 O periódico recebe, em fluxo contínuo, trabalhos inéditos, em autoria coletiva ou individual, escritos em Português, Espanhol ou Inglês. A Revista apenas publica trabalhos individuais assinados por pesquisadores doutores, salvo as resenhas que podem ser assinadas por mestres. No caso de textos realizados de modo coletivo, um dos coautores deve, necessariamente, ser pesquisador doutor. Um autor, após publicar em um número da revista, deve aguardar o interstício de dois anos, antes de submeter uma nova publicação.

1.2 Se o artigo tiver dois ou mais autores, será obrigatório o encaminhamento de uma nota aos editores, indicando a contribuição de cada autor para o texto. A justificativa será analisada pelos editores a quem caberá aceitar ou não a submissão do artigo. Não se esqueça de no cadastro colocar seu nome completo e o número do ORCID, conforme solicitado no formulário.

1.3 Desde que enquadrados no Foco e Escopo do periódico e desde que sigam as normas gerais e específicas para a submissão online, as colaborações recebidas participarão de processo de avaliação com análise e julgamento. Primeiramente os editores e a equipe editorial verificam se os textos cumprem com os critérios formais instituídos pelas normas da revista. Em seguida, os trabalhos, que foram enviados sem quaisquer identificações de autoria no documento, são avaliados por, no mínimo, dois pareceristas, que podem ser do Conselho Editorial, ou ainda por assessor ad hoc

Importante: todos os dados referentes aos autores dos artigos de todas as seções da Revista devem ser incluídos no processo de submissão do texto por meio dos metadados. Textos que não estiverem em conformidade com essa norma, não serão aceitos.

1.4 O texto submetido a esta revista não deverá estar em avaliação em outro periódico. O envio dos originais implica na aceitação do seguinte ponto pelos autores: o copyright do artigo, incluindo os direitos de reprodução total ou parcial do mesmo em qualquer formato, estarão reservados e cedidos à Revista Latinoamericana de Ciências de la Comunicación.

1.5 As submissões são realizadas pelo(s) autor(es) por meio do site da revista. O encaminhamento de um texto deve seguir os seguintes passos:

Como começar

Você deve acessar o sistema com login e senha. Caso não possua cadastro como autor, é necessário realizá-lo no sistema antes de iniciar o processo de submissão de um texto. Se estiver cadastrado e não lembrar sua senha, é possível recuperá-la pelo sistema.

Passos da submissão do artigo

Após acessar o sistema, você será levado à página do usuário. Na função autor, clique em nova submissão.

Passo 1 – Iniciar submissão: escolha a seção adequada ao seu tipo de texto. Verifique se sua submissão está em conformidade com as “Condições para Submissão”, marcando as caixas de seleção. Caso o seu texto não esteja de acordo com alguma dessas condições, a equipe editorial se reserva o direito de não encaminhar o texto para o processo de avaliação, recusando-o de imediato. Ainda neste passo 1 é possível, opcionalmente, fazer comentários ao editor. 

Salve e continue ao passo 2.

Passo 2 – Transferência do manuscrito: Selecione o arquivo completo e revisado; faça a transferência. O arquivo enviado não deve conter qualquer identificação de autoria, nem referências nominais ao autor no conteúdo (incluindo texto, notas e referências bibliográficas), nem nas propriedades do documento.

Salve e continue ao passo 3.

Passo 3 – Metadados da submissão (Indexação): Preencha os metadados da submissão. Em trabalho coletivo, deve-se cadastrar o restante dos autores; é preciso, neste caso, “incluir autor”. Caso tenha mais de dois autores, não se esqueça de atender ao item 1.2 acima descrito.

Não deixe de colocar o “resumo da biografia” no momento da submissão. Os dados principais de cada autor deve ter no máximo 400 caracteres (com espaços), sem quebra de parágrafos, com no mínimo as informações obrigatórias a seguir. 

Para pesquisadores e doutores: Docente (ou pesquisador) da Universidade (Sigla). Doutor em (área), Universidade (nome da Universidade e sigla). Endereço de e-mail:.

Para estudantes: Pós-doutorando (pós-graduando (para o caso de alunos de cursos lato sensu), mestrando ou doutorando) na Universidade (nome da Universidade e sigla) (ou no Programa de Pós-graduação em (área) da (nome da Universidade e sigla). Endereço de e-mail:.

Salve e continue ao passo 4.

Passo 4 – Transferência de documentos suplementares: este passo é opcional e, caso haja necessidade, você pode incluir documentos suplementares ao seu trabalho. Para estes casos, o passo de seleção e transferência dos arquivos é idêntico ao passo 2.

Para ir ao último passo, salve e continue.

Passo 5 – Confirmação: Após verificado e concluído os passos anteriores, é o momento de concluir a submissão clicando no botão correspondente.

 

2. Normas para a formatação dos trabalhos

 

2.1 Artigos

2.1.1. Formatação geral

Os artigos devem ter no mínimo 20 mil caracteres e no máximo 35 mil caracteres (incluindo, em ambos os casos, espaços, eventuais notas de rodapé, resumos com palavras-chave nas três línguas - português, inglês e espanhol - e referências bibliográficas). O texto deve estar no formato Microsoft Word ou OpenOffice, em página tamanho DIN A4 (21,0 cm x 29,7 cm), com todas as margens laterais de 3 cm.

O(s) autor(es) deve(m) retirar seu(s) nome(s), inclusive das propriedades do documento e substituir quaisquer referências a si pela expressão “AUTOR” no texto, nas notas e nas referências bibliográficas. Todos os autores e suas biografias devem ser indicados no sistema de submissão, jamais no documento.

2.1.1.1 Elementos de identificação do texto

Na primeira página, nessa ordem, devem constar os seguintes elementos textuais:

Títulos:

Em português, inglês e espanhol, nessa ordem, devem ser integralmente em caixa alta com no máximo 100 caracteres (com espaços), digitado em fonte Times New Roman de corpo 14 com espaçamento simples entre as linhas, alinhamento justificado e sem recuo de parágrafo. Os títulos, em nenhuma hipótese, devem conter notas de pé de página, nem ser submetidos à negrito, itálico e sublinhado.

Resumos:

Três resumos (em português, inglês e espanhol, nessa ordem), com no máximo 650 caracteres (com espaços) cada um deles. Os textos devem utilizar fonte Times New Roman de corpo 12 com espaçamento simples entre as linhas, alinhamento justificado e sem recuo de parágrafo.

Palavras-chave:

Cada um dos três resumos é acompanhado de quatro palavras-chave separadas por ponto-e-vírgula.

Atenção: caso o artigo seja redigido em espanhol ou inglês, a ordem de apresentação dos títulos, dos resumos e das palavras-chave se altera. Para os artigos redigidos em espanhol, a ordem dos títulos, dos resumos e palavras-chave é a seguinte: em espanhol, em inglês e em português. Para os artigos redigidos em inglês, a ordem dos títulos, dos resumos e palavras-chave é a seguinte: em inglês, em espanhol e em português.

2.1.1.2 Corpo de texto

Duas linhas abaixo das palavras-chave do último resumo, inicia-se o corpo do texto, cujos elementos ou características são as seguintes:

Corpo do texto – formato geral:

Devem ser digitados em fonte Times New Roman de corpo 12, com espaçamento simples entre as linhas, alinhamento justificado e recuo de 1 cm no início dos parágrafos, com exceção das citações com destaque e as notas de rodapé.

Os textos podem ser subdivididos em seções com subtítulos, os quais devem ser formatados em fonte Times New Roman de corpo 12, negrito, com espaçamento simples entre as linhas, alinhamento justificado, sem recuo e numerados pelo sistema numérico arábico (1, 2,...). A seguir, um exemplo de como numerar os subtítulos das divisões de um artigo:

1. Comunicação de massa

1.1 Teorias da comunicação

1.1.1 As trocas e os fluxos

Negrito, itálico e aspas:

O uso do negrito é para se dar algum tipo de ênfase no texto e o uso de itálico é para se destacar uma palavra estrangeira ou um título de uma obra no todo que eventualmente possa estar indicada no texto principal. Para os casos de uma música, um episódio de um programa televisivo, um conto, um artigo científico, deve-se sempre colocá-los entre aspas e sem itálico. Exemplos:

Em A produção social da escrita, Raymond Williams faz uma sofisticada crítica sobre...

ou

Pode-se dizer, sem dúvida, que “Alegria, Alegria”, a canção de Caetano Veloso, foi um dos marcos...

Citações no corpo de texto:

Essas citações devem ser indicadas no sistema autor-data.

(a) quando o nome do(s) autor(es) estiver(em) incluído(s) dentro do corpo do texto, deve-se acrescentar a data da publicação entre parênteses. Exemplos: Andrade (1987) ressalta que... ou De acordo com Andrade e Barbosa (2012)...

(b) Quando a citação for indireta e o(s) autor(es) não estiver(em) incluído(s) dentro da sentença no corpo do texto, deve-se indicar entre parênteses o(s) sobrenome(s) do(s) autor(es), seguido da data de publicação do trabalho. Até três autores, todos são citados, com a separação entre eles por ponto-e-vírgula. No caso de haver mais de três autores, escreve-se o nome do primeiro seguido de “et al”. Para as citações de mais de uma obra, de um mesmo autor, quando publicadas em um mesmo ano, deve-se colocar após a data, sem espaço, uma letra minúscula respeitando a ordem alfabética – como, por exemplo, (Gomez, 1999a) e (Gomez, 1999b). Exemplos: ...na literatura francesa da virada do século XIX, foi imprescindível o fator de profissionalização do escritor (Bourdieu, 1996)... ou A natureza do materialismo está, intimamente, ligada à produção e à reprodução das condições de existência dos homens como um todo (Engels; Marx, 2007).

(c) Quando a citação for direta, ou seja, quando ela reproduzir as mesmas palavras do(s) autor(es) citado(s), deve-se obrigatoriamente, colocá-la entre aspas, seguida da indicação entre parênteses de sobrenome(s) do(s) autor(es), data de publicação do trabalho e número(s) de página(s). Exemplos: “A afirmação da unidade do sistema constitui uma das contribuições mais válidas da obra de Horkheimer e Adorno” (Martín-Barbero, 1997, p. 77). “Em seu lazer, as pessoas devem se orientar por essa unidade que caracteriza a produção” (Adorno; Horkheimer, 1985, p. 117).

Citações com destaque:

As citações diretas maiores que 3 linhas devem ser formatadas na fonte Times New Roman de corpo 11, em itálico, com espaçamento simples entre as linhas, alinhamento justificado e margem de 4 cm à esquerda e sem aspas. Depois da citação, deve-se indicar entre parênteses o(s) sobrenome(s) do(s) autor(es), data de publicação do trabalho e número(s) de página(s) [até três autores, todos são citados, com a separação entre eles por ponto-e-vírgula. No caso de haver mais de três autores, escreve-se o nome do primeiro autor seguido de “et al”. Para as citações de mais de uma obra, de um mesmo autor, quando publicadas em um mesmo ano, deve-se colocar após a data, sem espaço, uma letra minúscula respeitando a ordem alfabética – como, por exemplo, (Gomez, 1999a) e (Gomez, 1999b)].

Notas de rodapé:

As notas de rodapé devem ser numeradas automaticamente pelo sistema numérico arábico (1, 2, 3, ...), com formatação na fonte Times New Roman de corpo 10, com espaçamento simples entre as linhas, alinhamento justificado. Elas destinam-se para informações explicativas ou esclarecimentos adicionais que não podem ser incluídos no corpo do texto. Recomenda-se que as notas sejam breves e reduzidas ao mínimo e ao indispensável. Indicações das referências bibliográficas não devem estar inseridas nas notas e, sim, no corpo principal do texto, conforme já apontado.

Quadros, tabelas e ilustrações:

Os quadros são utilizados para exposição de dados qualitativos de pesquisas, quase sempre apresentados sob a forma textual e não numérica. Já as tabelas são comumente utilizadas para dados quantitativos, sob a forma numérica. As ilustrações, entre outras coisas, podem ser um desenho, uma fotografia, um gráfico, um mapa, um fotograma cinematográfico etc. Os quadros, as tabelas e as ilustrações devem ser inseridos em alguma parte do corpo principal do texto, sendo o mais próximo possível do trecho a que se referem; devem ainda ter um título em sua parte superior e a indicação da fonte na parte inferior. Se o quadro, a tabela ou mesmo a ilustração for de elaboração do(s) próprio(s) autor(es), deve-se indicar: “Fonte: Próprio(s) autor(es)”. Se houver mais de um quadro, mais de uma tabela ou mais de uma ilustração ao longo do texto, deve-se antes do título numerá-los, para em seguida colocar o ponto final e o título correspondente. ExemploQuadro 1. As novas teorias da comunicação ou Gráfico 1. Os oligopólios jornalísticos.

Quaisquer um desses elementos, utilizados pelo(s) autor(es), devem ter excelente resolução e possuir qualidade compatível para a realização de uma impressão profissional. Os autores responsabilizam-se pela eventual necessidade de permissão para a reprodução de tais figuras, devendo os autores respeitar as legislações nacionais e as convenções internacionais em torno da propriedade intelectual.

2.1.1.3 Referências citadas

Ao final do corpo do texto do artigo ou da comunicação científica, devem ser listadas apenas as referências bibliográficas citadas no texto. Devem ser arroladas em ordem alfabética na formatação em fonte Times New Roman de corpo 12, com espaçamento simples entre as linhas, alinhamento justificado e sem recuo no início dos parágrafos.  A normatização dessas referências completas deve seguir os exemplos abaixo:

Livros com até três autores (SOBRENOME, Nome do autor (se houve mais de um, estes devem ser separados por ponto-e-vírgula). Título da obra em itálico: subtítulo (se houver). Edição, se não for a primeira. Tradutor (se houver). Local de publicação: editora, data de publicação.):

ROUANET, Sérgio Paulo. Mal-estar na modernidade: ensaios. 2ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

MARTÍN-BARBERO, Jesus. Oficio de cartógrafo: travesías latinoamericanas de la comunicación en la cultura. México, D.F.: Fondo de Cultura Económica, 2002.

MATTELART, Armand; MATTELART, Michèle. História das teorias da comunicação. Trad. de Luiz Paulo Rouanet. São Paulo: Edições Loyola, 2000.

Livros com mais de três autores (SOBRENOME, Nome do autor principal et al. Título da obra em itálico: subtítulo (se houver). Edição, se não for a primeira. Tradutor (se houver). Local de publicação: editora, data de publicação.):

GONZALEZ, Maria Eunice Quilici et al. Ciências humanas em debate. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2013.

Livros organizados (SOBRENOME, Nome do organizador (se houve mais de um, estes devem ser separados por ponto-e-vírgula) (Org.). Título da obra em itálico: subtítulo (se houver). Edição, se não for a primeira. Tradutor (se houver). Local de publicação: editora, data de publicação.):

LIMA, Luiz Costa (Org.). Teoria da Cultura de Massa. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

Livro no formato e-book (a depender da autoria, a formatação é idêntica às anteriores. Acrescenta-se ao final: Disponível em: <colocar o endereço eletrônico de localização>. Acesso em: dia mês (abreviado) e ano.):

ALENCAR, José de. Como e porque sou romancista. Rio de Janeiro: Typ. de G. Leuzinger & Filhos, 1893. Disponível em: <http://www.brasiliana.usp.br/bbd/handle/1918/00176100>. Acesso em: 30 mar. 2015.

Capítulos de livros (SOBRENOME, Nome do autor. Título do capítulo. In: SOBRENOME, Nome do organizador (se houve mais de um, estes devem ser separados por ponto-e-vírgula) (Org.). Título da obra em itálico: subtítulo (se houver). Edição, se não for a primeira. Tradutor (se houver). Local de publicação: editora, data de publicação. Página inicial e final do capítulo.):

ROUANET, Sérgio Paulo. Iluminismo e barbárie. In:___. Mal-estar na modernidade: ensaios. 2ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1993. p.9-45.

ROCHA, Glauber. An esthetic of hunger. In: MARTIN, Michael (ed.). New Latin American cinema. Detroit: Wayne State University Press, 1997. p.59-61.

Artigos de periódico científico (SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título do periódico em itálico (abreviado ou não), cidade da publicação, v. seguido do número do ano ou volume, n. seguido do número do fascículo, página inicial-final, mês abreviado, ano da publicação.):

MARTÍN-BARBERO, Jesús. Razón técnica y razón política: espacios / tiempos no pensados. Rev. Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, São Paulo, v.1, n.1, p.22-37, jul-dez, 2004.

Caso esteja disponível online, deve-se acrescentar ao final:

Disponível em: <colocar o endereço eletrônico de localização>. Acesso em: dia mês (abreviado) e ano.

Artigos publicados em imprensa (SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Nome do jornal ou revista, cidade de publicação, dia seguido do mês abreviado. Ano. Número ou Título do Caderno, Seção ou Suplemento, página inicial-final.):

VIEIRA, Fabricio. Bovespa sobe 2,87%, maior avanço em dois meses. Folha de S. Paulo. São Paulo, 14 fev. 2007. Folha Dinheiro, p.12.

Teses e dissertações (SOBRENOME, Nome. Título em itálico: subtítulo normal. Ano do depósito. Número total de páginas ou volumes. Tipo de trabalho - locação: [Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em...) (Especialização em...) / Dissertação (Mestrado em...) / Tese (Doutorado em...) - Faculdade de... / Instituto de...], Universidade, Cidade da defesa, ano da defesa.):

CANDIDO, Antonio. Parceiros do rio bonito: estudo sobre a crise nos meios de subsistência do caipira paulista. 226 f. Tese (Doutorado em Sociologia) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1954.

Artigos de internet (SOBRENOME, Nome. Título em itálico: subtítulo normal. Disponível em: <endereço eletrônico>. Acesso em: dia seguido do mês abreviado. Ano.):

ECO, Umberto. Para una guerrilla semiológica. Disponível em: <http://www.nombrefalso.com.ar/apunte.php?id=16>. Acesso em: 3 jan. 2007.

Trabalhos publicados em anais de evento científico (SOBRENOME, Nome. Título do trabalho. In: Nome do evento, número da edição do evento, ano do evento. Título dos anais, do caderno, das atas etc. Local de publicação: editora, data de publicação, volume, página inicial e final referente ao trabalho publicado.):

DIMAS, Antonio. Uma senhora inconveniente. In: Seminário Internacional Novo Mundo nos Trópicos, 1, 2000. Anais do Seminário Internacional Novo Mundo nos Trópicos. Recife: Fundação Gilberto Freyre, 2000. v. 1, p. 299-302.

Produtos audiovisuais (TÍTULO. Diretor. Produtor. Local de produção: produtora, data. Especificação do suporte em unidades físicas. Elementos complementares à referência para melhor identificar o documento.):

BLADE Runner. Direção: Ridley Scott. Produção: Michael Deeley. Intérpretes: Harrison Ford; Rutger Hauer; Sean Young; Edward James Olmos e outros. Roteiro: Hampton Fancher e David Peoples. Música: Vangelis. Los Angeles: Warner Brothers, 1991. 1 DVD (117 min), widescreen, color. Produzido por Warner Video Home. Baseado na novela “Do androids dream of electric sheep?” de Philip K. Dick.

Documento sonoro (SOBRENOME, Nome do compositor(es) ou intérprete(s). Título. Local da gravação: Gravadora (ou equivalente), data da gravação, especificação do suporte. Eventualmente, pode-se acrescentar dados complementares à referência.):

FERRER, Ibrahim. Buenos Hermanos. New York, NY: World Circuit/Nonesuch, 2003. 1 CD (56 min).

 

2.2 Entrevista

2.2.1 Formatação geral:

Realizada com uma personalidade acadêmica de grande projeção internacional no campo da Comunicação na América Latina, entrevista deve ter no mínimo 20 mil caracteres (com espaços e incluindo eventuais notas de rodapé e referências bibliográficas) e no máximo 35 mil caracteres (com espaços e incluindo eventuais notas de rodapé e referências bibliográficas). O texto, em Microsoft Word ou OpenOffice, deve estar no formato de página tamanho DIN A4 (21,0 cm x 29,7 cm), com todas as margens laterais de 3 cm, com texto digitado em fonte Times New Roman, corpo 12, justificado, com espaçamento simples entre as linhas e recuo de 1 cm no início dos parágrafos.

A entrevista é no formato pergunta e resposta. As perguntas não devem utilizar, sob nenhuma hipótese, todas as fontes em caixa-alta e devem estar em negrito, não havendo a necessidade de identificação do entrevistador. As respostas também não devem utilizar todas as fontes em caixa-alta. Também não é necessária a identificação do entrevistado no início de cada resposta. Utiliza-se itálico apenas para palavras estrangeiras. Eventuais destaques dentro do texto – como subtítulos – devem ser colocados em negrito.

Título

Cada entrevista deve conter um título, centralizado, em português, em inglês e espanhol, nessa ordem, todos em caixa-alta, em fonte Times New Roman, corpo 14, com espaçamento simples entre as linhas. Os títulos, em nenhuma hipótese, devem conter notas de pé de página, nem ser submetidos à negrito, itálico e sublinhado.

Atenção: caso o artigo seja redigido em espanhol ou inglês, a ordem de apresentação dos títulos se altera. Para os artigos redigidos em espanhol, a ordem dos títulos é a seguinte: em espanhol, em inglês e em português. Para os artigos redigidos em inglês, a ordem dos títulos é a seguinte: em inglês, em espanhol e em português.

Breve biografia do entrevistado

Abaixo do título, após pular uma linha, deve haver o nome completo do entrevistado e uma breve biografia, em no máximo 800 caracteres (com espaços). Recomenda-se que, nesse texto biográfico, contenham as ligações institucionais e acadêmicas do biografado, os principais cargos e funções assumidos ao longo da carreira, além das titulações e premiações conquistadas. Ainda se acrescenta, ao final, o e-mail a ser divulgado.

Texto introdutório

Antes das perguntas e das respostas, é facultado ao entrevistador a inserção de um breve texto introdutório sobre a entrevista e/ou entrevistado. Este texto deve conter no máximo 1200 caracteres (com espaços).

Notas de rodapé

Notas de rodapé de página devem ser utilizadas apenas quando imprescindíveis.

Referências citadas

Geralmente, este tipo textual dentro da revista, por ser uma entrevista, não comporta citações e referências bibliográficas. Mas caso seja necessário, deve-se utilizar as normas gerais de citação e de formação das referências bibliográficas indicadas nos itens 2.1.1.2 e 2.1.1.3.

Fotografia

Além do texto da entrevista, deve-se também enviar, como documento suplementar, uma foto digital, no formato JPEG ou JPG, nas dimensões mínimas de 6 cm X 4 cm, em resolução mínima de 300 dpi.

 

2.3 Estudo

2.3.1 Formatação geral

O texto da seção Estudos deve ter no mínimo 20 mil caracteres (com espaços e incluindo eventuais notas de rodapé, resumos com palavras-chave nas três línguas (português, inglês e espanhol, nessa ordem) e referências bibliográficas) e no máximo 35 mil caracteres (com espaços e incluindo eventuais notas de rodapé, resumos com palavras-chave nas três línguas (português, inglês e espanhol, nessa ordem) e referências bibliográficas). O texto deve estar no formato Microsoft Word ou OpenOffice, em página tamanho DIN A4 (21,0 cm x 29,7 cm), com todas as margens laterais de 3 cm.

Títulos:

Em português, inglês e espanhol, nessa ordem, os títulos devem ser integralmente em caixa alta com no máximo 150 caracteres (com espaços), digitado em fonte Times New Roman de corpo 14 com espaçamento simples entre as linhas, alinhamento justificado e sem recuo de parágrafo. O título pode ser o nome do programa ou do curso de pós-graduação em relato. Os títulos, em nenhuma hipótese, devem conter notas de pé de página, nem ser submetidos à negrito, itálico e sublinhado.

Resumos:

Três resumos (em português, inglês e espanhol, nessa ordem) sobre o programa ou curso de pós-graduação relatado, com no máximo 650 caracteres (com espaços) cada um deles. Todos eles devem ser digitados em fonte Times New Roman de corpo 12 com espaçamento simples entre as linhas, alinhamento justificado e sem recuo de parágrafo.

Palavras-chave:

Cada um dos três resumos é acompanhado de quatro palavras-chave separadas por ponto-e-vírgula.

Atenção: caso o artigo seja redigido em espanhol ou inglês, a ordem de apresentação dos títulos, dos resumos e das palavras-chave se altera. Para os artigos redigidos em espanhol, a ordem dos títulos, dos resumos e palavras-chave é a seguinte: em espanhol, em inglês e em português. Para os artigos redigidos em inglês, a ordem dos títulos, dos resumos e palavras-chave é a seguinte: em inglês, em espanhol e em português.

Corpo do texto principal:

Fica a critério do(s) autor(es) a subdivisão dos textos. Sugere-se, no entanto, que os textos, em relação ao programa ou curso de pós-graduação, devam abordar o (1) histórico e origem; (2) linhas de pesquisa e áreas de pesquisa; (3) Corpo docente; (4) grupos de pesquisa formados; (5) formas de atuação no contexto local, nacional e internacional no campo da Comunicação; (6) Pesquisas individuais e coletivas resultantes; (7) perspectivas e planejamento para os próximos anos.

Caso seja necessário o uso de referências bibliográficas, deve-se utilizar as normas gerais de citação e de formação das referências bibliográficas indicadas nos itens 2.1.1.2 e 2.1.1.3.

 

2.4 Resenha

2.4.1 Formatação geral

As resenhas, cujos objetos são obras do campo da Comunicação publicadas nos últimos 24 meses, devem ter no mínimo 7,5 mil caracteres (com espaços e incluindo eventuais notas de rodapé, resumos com palavras-chave nas três línguas (português, inglês e espanhol) e referências bibliográficas) e no máximo 15 mil caracteres (com espaços e incluindo eventuais notas de rodapé, resumos com palavras-chave nas três línguas (português, inglês e espanhol) e referências bibliográficas). O texto deve estar no formato Microsoft Word ou OpenOffice, em página tamanho DIN A4 (21,0 cm x 29,7 cm) e com todas as margens laterais de 3 cm.

O(s) autor(es) deve(m) seguir os mesmos elementos de identificação do item 2.1.1.1. Duas linhas após estes elementos, após as palavras-chave, acrescenta-se a referência completa da obra resenhada (segue-se o modo de formatação do item 2.1.1.3).

Para o corpo do texto principal, é necessário seguir as mesmas normas de formatação do item 2.1.1.2.

 
 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.