Trabajo y escritura de guiones de series de ficción para las OTTs audiovisuales en Argentina

Autores

  • Ornela Vanina Carboni Universidad Nacional de Quilmes (UNQ), Argentina

DOI:

https://doi.org/10.55738/alaic.v21i40.874

Palavras-chave:

organização produtiva e do trabalho; roteiristas; OTTs audiovisuales, Argentina

Resumo

O objetivo do trabalho é compreender os processos de organização produtiva e o trabalho feito por roteiristas argentinos quando escrevem séries de ficção destinadas à transmissão em OTTs audiovisuais. O estudo é descritivo e exploratório, conta com entrevistas em profundidade com atores-chave do setor e retoma conceitos da economia política da comunicação e da cultura e da sociologia do trabalho. As conclusões retomam a tensão em torno do trabalho criativo, promovido pela participação em múltiplos projetos, os esquemas de trabalho e a contratação de curto prazo como trabalhadores autônomos

Biografia do Autor

Ornela Vanina Carboni, Universidad Nacional de Quilmes (UNQ), Argentina

Docente en investigadora de la Universidad Nacional de Quilmes (UNQ), Argentina. Doctora en Ciencias Sociales por la Universidad de Buenos Aires. Sus trabajos más importantes son: La organización productiva y del trabajo en los noticieros de cuatro ciudades argentinas (2020), La ficción seriada televisiva en Argentina 2016-2019: del recambio político a las nuevas lógicas de distribución (2021).

Downloads

Publicado

12.10.2022

Como Citar

CARBONI, O. V. Trabajo y escritura de guiones de series de ficción para las OTTs audiovisuales en Argentina. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, [S. l.], v. 21, n. 40, 2022. DOI: 10.55738/alaic.v21i40.874. Disponível em: http://revista.pubalaic.org/index.php/alaic/article/view/874. Acesso em: 26 abr. 2024.