Políticas Editoriais

Política de Acesso

Esta Revista oferece acesso livre, seguindo o princípio da democratização do conhecimento por meio do acesso livre, aberto, transparente, ético e gratuito a todo o conteúdo publicado.

 

Declaração de normas Ética e boas práticas editoriais

A Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación  está comprometida com os altos padrões de ética na ciência, qualidade editorial e um firme compromisso com a integridade acadêmica, exigindo padrões de comportamento ético de todas as partes envolvidas no processo de produção de conhecimento submetidos para a publicação. E, por isso, não aceita (auto)plágio ou qualquer conduta incompatível com as boas práticas em ciência, em conformidade com as diretrizes do CNPq, Fapesp, Capes e do Committee on Publication Ethics (COPE). Nesse sentido, as/os editoras/es buscam desenvolver um relacionamento íntegro e aberto com autores, avaliadores ad hoc e demais envolvidos na publicação e adota todas as medidas possíveis para evitar casos de fraude e/ou plágio.

 

Todas/os autoras/es devem submeter para publicação textos originais, inéditos e de sua autoria, assumindo essas características no momento que envia seu material para consideração do Comitê Editorial, através do sistema da Revista. Da mesma forma, a Revista está comprometida em garantir uma justa e objetiva revisão dos manuscritos utilizando o sistema de avaliação às cegas.

 

As/Os autoras/es que submetem seus textos para a Revista devem cumprir com todas as práticas ética da publicação, com atenção especial para a autoria, plágio, manipulação de dados, transparência do processo de publicação, conflitos de interesse e seguir as políticas de pesquisa ética de acordo com o Comitê de Ética em Publicação (COPE): http://publicationethics.org/ 

 

A Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación  faz uso do Digital Object Identifier (DOI) para a identificação e  localização de seus artigos.

 

Adota e recomenda os seguintes compromissos e práticas para cada um dos seus principais agentes:

 

Autores

  • São os responsáveis pelo original submetido para avaliação, zelando pelas Declarações de boas práticas (éticas e editorias) e os princípios éticos do campo de conhecimento a que o estudo se reporta.
  • As contribuições de todas/os os autores devem estar creditadas, adotando-se a hierarquização de autoria por ordem de contribuição.
  • Deve zelar para sanar questionamentos e possíveis conflitos de interesses, citando no final do texto quaisquer contribuições de órgãos de financiamento, instituições comerciais ou políticas, entre outras. 
  • As instituições (eventuais ou não) de vínculo das/os autoras/es colaboradoras/es na execução do estudo devem estar mencionadas. 
  • Se a pesquisa envolver algum tipo de experimentação com seres humanos, as/os autoras/es devem informar que a mesma obedece aos procedimentos éticos para a pesquisa científica deste tipo.
  • Caso alguma inexatidão seja percebida, mesmo depois do trabalho publicado na Revista, as/os autoras/es devem comunicar imediatamente as/os Editores para que as correções pertinentes sejam inseridas e destacadas no material publicado. 

 

Avaliadores ad hoc

  • Auxiliar os editores em suas decisões.
  • Qualquer motivo que possa impedir a avaliação objetiva deve ser comunicado de imediato aos editores, que cancelarão a solicitação de revisão, sem qualquer tipo de prejuízo ao avaliador.
  • Os avaliadores devem informar aos editores a respeito de qualquer tipo de desvio ético ((autoplágio, trabalho publicado, ausência de referência, dados imprecisos etc.) que percebam quando da avaliação do texto.
  • Sugerir melhoras no trabalho submetido.
  • Os critérios para avaliação dos trabalhos devem estar relacionados com a qualidade científica (originalidade, relevância, contribuição ao campo de estudos, etc.), buscando expressar de maneira objetiva, respeitosa e argumentada as razões pelas quais recomendam a aprovação ou rejeição.
  • Para preservar o fluxo da Revista, na impossibilidade de cumprimento dos prazos ou de realizar a avaliação, comunicar aos editores com a maior brevidade possível.

 

Editores

  • São responsáveis por decidir sobre a publicação dos trabalhos submetidos, fundamentados nas políticas da Revistas, tendo por padrão a garantia que todos os processos de avaliação e publicação sejam plenamente respeitados.
  • As/Os Avaliadoras/es ad hoc serão selecionados de acordo com sua especialidade, atendendo a área do texto submetidos, evitando qualquer tipo de discriminação ou conflito de interesse que possam prejudicar o processo avaliativo que tem por base critérios exclusivamente de qualidade científica (originalidade, relevância, contribuição ao campo de estudos, etc.). 
  • O anonimato e confidencialidade das/os autoras/es e avaliadoras/es serão preservadas, garantindo a integridade do processo. 
  • A Revista tem como norma de transparência garantir o melhor fluxo editorial possível, oferecendo esclarecimentos aos autores sobre o estado da submissão.
  • Consultar periodicamente os membros da Comissão Editorial sobre os fluxos da Revista e informá-los, sempre que necessário, sobre mudanças nas políticas editoriais. 

Membros da Comissão Editorial

  • Auxiliar no fluxo da revista.
  • Contribuir para o desenvolvimento e o bom gerenciamento da Revista.
  • Ajudar na Divulgação da Revista.
  • Ajudar os editores nas decisões sobre a Revista.



Detecção de plágio

Adota e recomenda os seguintes compromissos e práticas:

 

  • Todas as submissões antes de serem encaminhadas para avaliação dos pares devem ser verificadas por software antiplágio. Os casos de plágio ou autoplágio farão com que original não seja aceito pela Revista.
  • A Revista não aceita (auto)plágio ou qualquer conduta incompatível com as boas práticas em ciência, em conformidade com as diretrizes do CNPq, Fapesp, Capes e do Committee on Publication Ethics (COPE). Nesse sentido, as/os editoras/es buscam desenvolver um relacionamento íntegro e aberto com autores, avaliadores ad hoc e demais envolvidos na publicação e adota todas as medidas possíveis para evitar casos de fraude e/ou plágio.
  • Qualquer dúvida que possa gerar suspeitas de má conduta científica, em qualquer etapa do processo (da submissão ao resultado final da avaliação) como as descritas no Código de Boas Práticas Científicas da FAPESP (fabricação e falsificação de dados, plágio, etc.) e mesmo depois do material já publicado, deverá ser comunicada as/os editoras/es.
  • Uma vez recebida a suspeita de (auto)plágio ou qualquer má conduta científica a mesma deverá ser esclarecida pelas/os editoras/es, com consulta as/os autoras/es. Constatada a veracidade, a Revista adotará medidas que podem ir da correção e/ou gerar eventual cancelamento da submissão.
  • A Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación tem compromisso com os princípios éticos e está disposta a publicar correções, esclarecimentos e retratações quando necessário. Do mesmo modo, caso o 
  • Com relação a reclamações éticas sobre texto publicado, as/os editoras/es tomarão as medidas necessárias para apuração de eventuais reclamações e/ou correções e/ou retratação, conforme disposto na Declaração de normas Ética e boas práticas editoriais 

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

 

A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. 

Autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.

Permite-se e estimula que as/os autores definam acordos adicionais para a distribuição não exclusiva da versão do material publicado (ex.: em repositórios institucionais, página pessoal, livros, sites institucionais, capítulos de livros), com o reconhecimento manifesto de sua publicação inicial na Revista. (Veja: O Efeito do Acesso Livre) (em inglês).

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a para terceiros.