A política entra na dança
entretenimento e cultura pop como recursos de visibilidade nas plataformas digitais
DOI:
https://doi.org/10.55738/alaic.v22i44.1014Palavras-chave:
política, entretenimento, cultura pop, plataformas digitaisResumo
No livro "Política, cultura pop e entretenimento: o provável encontro que está transformando a democracia contemporânea", os autores Luís Mauro Sá Martino e Ângela Cristina Salgueiro Marques argumentam que a política está cada vez mais presente no cotidiano, seja na arte, na cultura pop ou nas mídias. A publicação discute como o entretenimento e a cultura pop podem abordar questões sociais latentes, enquanto a política aprende a falar a língua do público, utilizando a linguagem da mídia para alcançar maior visibilidade e atenção. Os autores destacam como celebridades midiáticas têm se envolvido em questões políticas e sua capacidade de mobilização. Dentre os diversos tópicos trazidos destacam-se a relação entre política e entretenimento, a influência dos fãs, a polarização política, o uso do humor, as estratégias de visibilidade, a importância da imagem e dos memes, a música como ferramenta política, os debates e as lives políticas, e os desafios das fake news e da desinformação. No contexto atual de midiatização profunda e plataformização, a obra argumenta que as relações são cada vez mais mediadas, principalmente no ambiente digital.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).