Estudo longitudinal da convergência jornalística na rádio especializada
o caso da radio marca
DOI:
https://doi.org/10.55738/alaic.v22i44.1049Palavras-chave:
Convergencia periodística; Distribución multiplataforma; Integración; Periodismo digital;Resumo
Este artigo apresenta um estudo longitudinal da convergência jornalística no âmbito da rádio espanhola especializada em esportes e apresenta as sinergias jornalísticas estabelecidas entre a Rádio Marca, o jornal Marca e o site marca.com. Trata-se de uma análise do único caso em Espanha em que uma estação de rádio, um jornal impresso e um meio digital estão reunidos sob a mesma marca comercial. O estudo propõe uma combinação de técnicas qualitativas e quantitativas para obter dados objetivos sobre os processos de produção de conteúdos e as explicações desenvolvidas. Para isso, recorremos à análise de conteúdo e à observação etnográfica do trabalho jornalístico nas redações dos meios, complementadas por uma série de entrevistas em profundidade e pesquisa realizada em dois períodos que constituíram duas amostras. Os resultados mostram que as redações dos três veículos estabelecem sinergias jornalísticas facilitadas pela sua localização no mesmo espaço físico de trabalho, mas que não resultam de uma estratégia empresarial.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).