Um Giro do sul para o norte
a pesquisa brasileira de rádio e a (de) colonialidade do saber
DOI:
https://doi.org/10.55738/alaic.v22i44.1076Palavras-chave:
Rádio, epistemologias do sul, norte global, PesquisaResumo
Este artigo sistematiza os resultados de uma cartografia de campo (MARTÍN-BARBERO, 2002) que norteiam a pesquisa radiofônica a partir de um levantamento exploratório nos anais dos Congressos da Sociedade Portuguesa de Ciências da Comunicação entre 2013 e 2019. O foco são os artigos apresentados no Grupo de Trabalho de Rádio e Meios Sonoros. O objetivo é caracterizar o Brasil como uma das principais referências na pesquisa radiofônica, o que quebra paradigmas e vai na contramão da hegemonia do pensamento eurocêntrico presente nos demais campos do conhecimento e ainda no fluxo de informações científicas. A principal conclusão é de que os estudos radiofônicos e de mídias sonoras feitos por pesquisadores brasileiros mostram que é possível uma epistemologia a partir dos saberes e práticas do Sul, lançando luz a uma jornada intelectual que não se limita ao Norte Global (SANTOS, 2007).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).