A Indústria cultural sul-coreana e a construção do nation branding
uma análise da KOFICE enquanto instrumento de suporte à Hallyu
DOI:
https://doi.org/10.55738/alaic.v23i45.1095Palavras-chave:
indústria cultural; nation branding; Hallyu; KOFICE.Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar o papel da KOFICE (Korean Foundation for International Culture Exchange) na construção do nation branding da Coreia do Sul. Busca compreender o papel e a relevância da fundação no suporte à disseminação da Hallyu, movimento conhecido, globalmente, como Onda Coreana. Para tanto, discute a estruturação e instrumentalização da indústria cultural sul-coreana enquanto uma ferramenta de nation branding, com foco nas esferas diplomática, econômica, cultural e social. Esta pesquisa tem abordagem qualitativa e utiliza as técnicas de pesquisa bibliográfica, pesquisa na internet e estudo de caso.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).