A Indústria cultural sul-coreana e a construção do nation branding

uma análise da KOFICE enquanto instrumento de suporte à Hallyu

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55738/alaic.v23i45.1095

Palavras-chave:

indústria cultural; nation branding; Hallyu; KOFICE.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar o papel da KOFICE (Korean Foundation for International Culture Exchange) na construção do nation branding da Coreia do Sul. Busca compreender o papel e a relevância da fundação no suporte à disseminação da Hallyu, movimento conhecido, globalmente, como Onda Coreana. Para tanto, discute a estruturação e instrumentalização da indústria cultural sul-coreana enquanto uma ferramenta de nation branding, com foco nas esferas diplomática, econômica, cultural e social. Esta pesquisa tem abordagem qualitativa e utiliza as técnicas de pesquisa bibliográfica, pesquisa na internet e estudo de caso.

Biografia do Autor

Izabela Domingues, UFPE

Professora e pesquisadora do PPGCOM e do Núcleo de Design e Comunicação da UFPE. Doutora em Comunicação (PPGCOM/UFPE) com pós-doutorado em Cultura do Consumo (COPPEAD/UFRJ). Membro e conselheira da Rede Latinoamericana de Estudos sobre Vigilância, Tecnologia e Sociedade (Lavits).

Noemi Fragoso, UFPE

Graduada em Comunicação Social – Mídias Sociais e Produção Cultural pela UFPE. Pesquisadora associada ao Centro de Estudos Asiáticos (CEA) - UFF.

Downloads

Publicado

23.07.2024

Como Citar

DOMINGUES, I.; FRAGOSO, N. A Indústria cultural sul-coreana e a construção do nation branding: uma análise da KOFICE enquanto instrumento de suporte à Hallyu. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, [S. l.], v. 23, n. 45, 2024. DOI: 10.55738/alaic.v23i45.1095. Disponível em: https://revista.pubalaic.org/index.php/alaic/article/view/1095. Acesso em: 21 nov. 2024.