Novas funções da comunicação no contexto de plataformização do trabalho

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55738/alaic.v23i46.1122

Palavras-chave:

Plataformas Digitais, Mídias Sociais, Trabalho, Comunicação

Resumo

O setor da comunicação vivencia um processo de plataformização do trabalho, que tem provocado mudanças nos processos produtivos, nas atividades e nas relações de comunicação. Neste artigo, discutimos como a plataformização do trabalho da comunicação altera o trabalho dos profissionais e em que medida conhecer as novas atividades que surgem nesse contexto nos permite compreender as mutações do mundo do trabalho que estão em andamento. Para tanto, apresentamos o conjunto de funções que emergiram da análise do perfil de 96 profissionais, que trabalhavam com atividades ligadas as redes e mídias sociais no Brasil.

Biografia do Autor

Gilson Raslan, Universidade do Estado de Minas Gerais

Professor de Teoria da Cultura e da Comunicação da Universidade do Estado de Minas Gerais, campus Divinópolis. Doutor em Ciências da Comunicação pela ECA/USP. Mestre em Estudos Literários pela UFMG. Bacharel em Comunicação Social pela UFMG.  Coordenador do Grupo de Pesquisa EPCO/UEMG. Pesquisador associado ao CPCT/ECA-USP.

 

Downloads

Publicado

11.12.2024

Como Citar

VISIBELI BARROS, J.; SOARES RASLAN FILHO, G. Novas funções da comunicação no contexto de plataformização do trabalho. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, [S. l.], v. 23, n. 46, 2024. DOI: 10.55738/alaic.v23i46.1122. Disponível em: https://revista.pubalaic.org/index.php/alaic/article/view/1122. Acesso em: 21 dez. 2024.