“Trabalho de Plataforma” e Divulgadores de Ciência

Precarização e Novos Mediadores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55738/alaic.v23i46.1138

Palavras-chave:

divulgação científica plataformizada, plataformas online, governança, divulgadores de ciência

Resumo

O artigo explora a divulgação científica na internet como um trabalho de plataforma, destacando atravessamentos algorítmicos e políticas de governança como elementos que mediam a relação entre ciência e sociedade. A partir de mensagens publicadas na plataforma X, o estudo relaciona mudanças na governança do YouTube e do Instagram com adaptações de divulgadores de ciência em relação aos conteúdos que produzem. Essas dinâmicas influenciam a forma como a ciência é abordada e mediada digitalmente, refletindo sobre como a divulgação científica é plataformizada e algoritmicamente mediada.

Biografia do Autor

Verônica Soares da Costa, PUC Minas

Professora Permanente do Programa de P´ós-graduação em Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PPGCOM PUC Minas). Jornalista pela UFJF, Mestre em História, Política e Bens Culturais pelo CPDOC / FGV e Doutora em Comunicação e Sociabilidade pelo PPGCOM UFMG.

Luana Cruz, INCT Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT)

Doutora e mestre em Estudos de Linguagens pelo CEFET-MG. É jornalista graduada pela PUC Minas e tem licenciatura em Língua Portuguesa. É pesquisadora no INCT de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT). Leciona em cursos de pós-graduação da PUC Minas.

Downloads

Publicado

11.12.2024

Como Citar

SOARES DA COSTA, V.; CRUZ, L. “Trabalho de Plataforma” e Divulgadores de Ciência: Precarização e Novos Mediadores. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, [S. l.], v. 23, n. 46, 2024. DOI: 10.55738/alaic.v23i46.1138. Disponível em: https://revista.pubalaic.org/index.php/alaic/article/view/1138. Acesso em: 21 dez. 2024.