Do intercâmbio de trabalho ao trabalho exploratório em plataformas digitais: o caso Worldpackers
DOI:
https://doi.org/10.55738/alaic.v23i46.1166Palavras-chave:
Intercâmbio de trabalho, Turismo voluntário, Plataformização, WorldpackersResumo
Este estudo busca compreender como se constroem sentidos e interações sociais que articulam relações de trabalho e turismo nas propostas de intercâmbio de trabalho na plataforma digital Worldpackers. Partindo de embasamento teórico que inclui vertentes da comunicação, da sociologia e do turismo, refletimos sobre contradições e conflitos resultantes de trocas sociais e comunicativas que envolvem práticas trabalhistas e atividades turísticas. Por meio da análise de ofertas publicadas na plataforma, observamos distorções e apropriações indevidas dos conceitos ligados ao turismo colaborativo e indicações de exploração da mão de obra.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).