Novelas Chinesas na Era das Reformas
DOI:
https://doi.org/10.55738/alaic.v23i45.1178Palavras-chave:
televisão; novelas; China; intermidialidadeResumo
Este artigo tem como objetivo investigar o impacto do surgimento de telenovelas durante as décadas de 1980 e 1990 na República Popular da China, com ênfase em Aspirações (渴望, 1990) e Ano após ano (一年又一年, 1998). Esse período compreende as duas primeiras décadas de “reforma e abertura” (Gaige kaifang 改革开放), quando o país atravessou uma série de mudanças radicais que levaram à economia de mercado. Como discutirei, ambas as novelas empregam uma estrutura semelhante, apresentando sagas familiares como veículo para a articulação das transformações da China ao longo de décadas de história - incluindo a introdução da televisão e de outras mídias.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).