Sinergias laborais entre a indústria editorial e as indústrias audiovisuais: adaptações literárias em produções audiovisuais
Adaptaciones literarias en producciones audiovisuales
DOI:
https://doi.org/10.55738/alaic.v23i47.1193Palavras-chave:
industria editorial, industrias audiovisuales, adaptaciones literarias, video bajo demanda, streaming.Resumo
Este artigo analisa a questão das adaptações de obras literárias realizadas em plataformas de Cinema, Televisão e, sobretudo, de streaming de vídeo sob demanda. A abordagem não propõe uma análise formal dos produtos audiovisuais, mas sim uma análise histórica e contextual que investiga as estruturas sociais e económicas sobre as quais as indústrias audiovisuais e a indústria editorial são construídas. O texto também utiliza o conceito de concentração para fazer uma leitura de como, nos últimos tempos, há uma tentativa de formação de grandes grupos midiáticos com interesses em diferentes áreas da cultura.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).