Dê play e ouça o livro
audiolivro e a (r)evolução digital do mercado editorial brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.55738/alaic.v23i47.1195Palavras-chave:
audiobook digital; evolução digital; mercado editorial de audiolivros; leitores-ouvintes.Resumo
A digitalização no mundo editorial causou transformações nas práticas de criação, produção, circulação e consumo de obras impressas. Neste artigo, voltamos o nosso foco para um formato que vem modificando o modo como os leitores consomem essas obras: o audiolivro. O recorte são as editoras comerciais que publicam audiolivros enquanto narração de livros impressos. Neste cenário, qual o papel dos audiolivros na evolução digital do mercado editorial brasileiro? A metodologia incluiu pesquisa bibliográfica e referências quantitativas. O resultado aponta para a expansão do mercado de conteúdo narrado; contudo, este ainda não está consolidado no país.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).