ESCOLA NACIONAL FLORESTAN FRNANDES (ENFF)

CELEIRO POLÍTICO DO INTERNACIONALISMO LATINO-AMERICANO

Autores

  • Pablo Nabarrete Bastos Universidade Federal Fluminense
  • Rozinaldo Miani Universidade Estadual de Londrina
  • Solange Engelmann Universidade Federal Fluminense
  • Antônia Aline Costa de Oliveira Universidade Federal do Ceará
  • Guilherme Fumeo Almeida
  • Talyta Elen Ferreira Teodoro Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.55738/alaic.v24i49.1266

Palavras-chave:

Hegemonia, redes internacionalistas, comunicação popular e comunitária, comum

Resumo

O artigo analisa a ENFF, criada pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), como locus estratégico na formação, comunicação e socialização política de movimentos populares organizados na Via Campesina, CLOC-Via Campesina e ALBA Movimentos, redes internacionalistas da América Latina. Metodologicamente, realizamos pesquisa bibliográfica não sistemática, análise documental, observações etnográficas e coleta de depoimentos em cursos de formação, em 2023. Concluímos que a ENFF é espaço fundamental para a práxis das organizações populares da América Latina, por meio dos seus processos formativos e da sociabilidade política cotidiana.

Biografia do Autor

Pablo Nabarrete Bastos, Universidade Federal Fluminense

Professor no Departamento de Comunicação Social e no Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da Universidade Federal Fluminense (PPGMC/UFF). Doutor em Ciências da Comunicação pela ECA-USP. Líder do Epocha – Grupo de Pesquisa em Economia Política da Comunicação e Hegemonia. Pesquisador com projetos de pesquisa, com resultados apresentados neste artigo, financiado pelos seguintes editais: Programa Jovem Cientista do Nosso Estado (JCNE-FAPERJ), Processo E-26/201.291/2021, Programa de Apoio ao Jovem Pesquisador Fluminense com vínculo em ICTs do Estado do Rio de Janeiro – 2024, também da FAPERJ, Processo SEI-260003/004521/2025, Bolsista de Pós-doutorado no Exterior (PDE) do CNPq, com período na Universidade de Westminster (2024), Processo 441758/2023-1, Bolsista de Produtividade (PQ) do CNPq Nível C, Processo 310362/2025-3.

Rozinaldo Miani, Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (1990), graduação em História pela Universidade de São Paulo (1995), mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2000), doutorado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Unesp/Assis (2005) e pós-doutorado pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (2012). Atualmente é professor associado da Universidade Estadual de Londrina. Docente permanente do Programa de Mestrado em Comunicação da Universidade Estadual de Londrina (PPGCom/UEL) e do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Política Social da Universidade Estadual de Londrina (PPGSER/UEL). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (PQ2). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação Popular e Comunitária e Humor Gráfico, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação popular e comunitária, imprensa alternativa, imprensa sindical, história da mídia alternativa, humor gráfico, charge, caricatura, cartum, história em quadrinhos, mundo do trabalho, movimentos sociais e movimentos populares. É coordenador do Núcleo de Pesquisa em Comunicação Popular (NCP) cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq.

Solange Engelmann, Universidade Federal Fluminense

Pesquisadora do grupo de pesquisa do Laboratório de Investigação em Comunicação Comunitária e Publicidade Social (LACCOPS) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCOM/UFRGS). E-mail: solengel03@gmail.com

 

Antônia Aline Costa de Oliveira, Universidade Federal do Ceará

Integra o Grupo de Pesquisa Mídia, Cultura e Política (MCP) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestra em Comunicação pela Universidade Federal do Ceará (PPGCOM/UFC). E-mail: alineoliveirajor@alu.ufc.br

 

Guilherme Fumeo Almeida

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCOM-UFRGS). Realiza pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da Universidade Federal Fluminense (PPGMC/UFF). Integra o LACCOPS – Laboratório de Comunicação Comunitária e Publicidade Social –, o EPOCHA – Grupo de Pesquisa em Economia Política da Comunicação e Hegemonia - e o ARTIS - Grupo de Pesquisa em Estética e Processos Audiovisuais. E-mail: almeidaguif@gmail.com.

 

Talyta Elen Ferreira Teodoro, Universidade Estadual de Londrina

Graduada em Relações Públicas pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Mestra pelo Programa de Mestrado em Comunicação da Universidade Estadual de Londrina (PPGCom/UEL), onde desenvolveu uma pesquisa voltada para a Comunicação Popular nos Movimentos Sociais da América Latina. Trabalha como Coordenadora de Comunicação da Associação Londrinense de Circo desde 2022, com uma atuação voltada à Comunicação Popular dentro dos processos culturais. Compõe o Coletivo de produção cultural: Quizomba, o samba e outros batuque, como comunicadora e produtora, Integra o COCINE (Coletivo de Cinema Negro de Londrina), além de ser Coordenadora de Comunicação do Projeto Fabrincante, que atua em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Londrina, propondo um processo em rede entre os projetos culturais vigentes na cidade.

Downloads

Publicado

20.01.2026

Como Citar

BASTOS, P. N.; MIANI, R. A. .; ENGELMANN, S. I.; COSTA DE OLIVEIRA, A. A. .; FUMEO ALMEIDA, G. .; FERREIRA TEODORO, T. E. . ESCOLA NACIONAL FLORESTAN FRNANDES (ENFF): CELEIRO POLÍTICO DO INTERNACIONALISMO LATINO-AMERICANO. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, [S. l.], v. 24, n. 49, 2026. DOI: 10.55738/alaic.v24i49.1266. Disponível em: https://revista.pubalaic.org/index.php/alaic/article/view/1266. Acesso em: 20 maio. 2026.