REVISTAS CIENTÍFICAS DE COMUNICAÇÃO NO BRASIL E AS ESTRATÉGIAS DE VISIBILIDADE NO AMBIENTE DIGITAL
DOI:
https://doi.org/10.55738/alaic.v24i49.1283Palavras-chave:
Comunicação, Divulgação Científica, Mídias Sociais, Revistas CientíficasResumo
Este artigo investiga como as revistas científicas brasileiras de Comunicação utilizam as plataformas de mídias sociais digitais para divulgação científica. Busca-se analisar, quantitativamente, a presença digital de 27 revistas e sugerir boas práticas dessa divulgação no ambiente digital. A partir do estudo qualitativo de quatro revistas, indicou-se que as estratégias de ocupação dos periódicos são limitadas. Os resultados apontam como sugestões: abordagens humanizadas, com produção de conteúdo audiovisual, tendo em vista a influência das imagens nas plataformas.
Downloads
Publicado
20.01.2026
Como Citar
ARAUJO PINTO, P. .; ABIB FERREIRA JÚNIOR, R.; MARQUES DE SOUSA, C. . REVISTAS CIENTÍFICAS DE COMUNICAÇÃO NO BRASIL E AS ESTRATÉGIAS DE VISIBILIDADE NO AMBIENTE DIGITAL . Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, [S. l.], v. 24, n. 49, 2026. DOI: 10.55738/alaic.v24i49.1283. Disponível em: https://revista.pubalaic.org/index.php/alaic/article/view/1283. Acesso em: 20 maio. 2026.
Edição
Seção
Dossiê Comunicação, a Divulgação, a Difusão e a Apropriação Social do Conhecimento de Ciência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
