A VOZ DOS PIONEIROS

MARÍA IMMACOLATA VASSALLO DE LOPES E RAÚL FUENTES NAVARRO: UMA HISTÓRIA VIVA DO CAMPO DAS TEORIAS E METODOLOGIAS DA PESQUISA EM COMUNICAÇÃO NA AMÉRICA LATINA

Autores

  • Eva Da Porta Universidad Nacional de Córdoba
  • Marta Rizo García Universidad Autónoma de la Ciudad de México

DOI:

https://doi.org/10.55738/alaic.v25i51.1407

Palavras-chave:

Teorias da Comunicação, Metodologia, América Latina

Resumo

A persistência do GT9 da ALAIC — Teoria e Metodologia da Pesquisa em Comunicação — insere-se na inquietação e no propósito de traçar linhas de conexão, identificar padrões, sistematizar e analisar criticamente o que e como produzimos conhecimento em um campo que continua sendo emergente, fragmentado, dialógico, crítico e que não cessa de refletir sobre seu estatuto (inter/trans)disciplinar. Nesse contexto, consideramos fundamental recuperar as memórias do campo, pois hoje elas constituem nosso presente com suas vozes, suas decisões e suas apostas. Nos interessa dar voz a Raúl Fuentes Navarro, por suas contribuições ao conhecimento sobre o campo da Comunicação na América Latina. Seu impulso ao GT 9 na ALAIC há mais de 30 anos o torna uma voz autorizada que vale a pena recuperar para dar visibilidade aos caminhos percorridos e aos caminhos a percorrer no campo. Por sua vez, María Immacolata Vassallo de Lopes tem sido uma pesquisadora pioneira no campo da pesquisa em comunicação na América Latina e, embora suas contribuições também tenham se concentrado na pesquisa empírica sobre ficção e estudos de recepção, destaca-se sua participação ativa na reflexão teórico-metodológica sobre a Comunicação. 

Biografia do Autor

Eva Da Porta, Universidad Nacional de Córdoba

Doutora em Comunicação. Centro de Estudos Avançados e Faculdade de Artes da Universidad Nacional de Córdoba. Coordena o GT 9 Teoria e Metodologia da Pesquisa em Comunicação da Associação Latino-Americana de Investigadores em Comunicação (ALAIC).

Marta Rizo García, Universidad Autónoma de la Ciudad de México

Professora-pesquisadora titular da Academia de Comunicação e Cultura (desde 2003) e do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Cidade (desde 2013) da Universidade Autônoma da Cidade do México. Ministra cursos de teoria da comunicação e de metodologia de pesquisa em comunicação, além de orientar teses de graduação e pós-graduação. É pesquisadora nacional (nível II) do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia do México, coordenadora do Grupo de Pesquisa “Comunicação Intersubjetiva” da Associação Mexicana de Pesquisadores em Comunicação desde 2008 e vice-coordenadora do Grupo de Trabalho “Teoria e Metodologia da Pesquisa em Comunicação” da Associação Latino-Americana de Pesquisadores em Comunicação desde 2018.

Publicado

20.07.2026

Como Citar

DA PORTA, E.; RIZO GARCÍA, M. A VOZ DOS PIONEIROS: MARÍA IMMACOLATA VASSALLO DE LOPES E RAÚL FUENTES NAVARRO: UMA HISTÓRIA VIVA DO CAMPO DAS TEORIAS E METODOLOGIAS DA PESQUISA EM COMUNICAÇÃO NA AMÉRICA LATINA. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, [S. l.], v. 25, n. 51, 2026. DOI: 10.55738/alaic.v25i51.1407. Disponível em: https://revista.pubalaic.org/index.php/alaic/article/view/1407. Acesso em: 4 out. 2026.