MIDIATIZAÇÃO DO ATIVISMO E JORNALISMO DIGITAL: O IMPACTO DOS FILTROS DO FACEBOOK NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO E CIRCULAÇÃO DE CONTEÚDOS DE COLETIVOS MIDIÁTICOS
Palavras-chave:
Facebook, midiatização do ativismo, filtros de personalização, coletivos midiáticos, jornalismo digitalResumo
Resumo
Tentativas de controle de tráfego e de centralização do fluxo de conteúdos pelo Facebook através de filtros de personalização afetam a produção e a circulação de conteúdos de coletivos midiáticos que reportam o cotidiano de movimentos em rede. Trabalha-se com a ideia de midiatização do ativismo, considerando a apropriação de tecnologias de comunicação no cotidiano de movimentos em rede. Discute-se o jornalismo digital nesse contexto em que o Facebook estabelece mecanismos de concentração que visam reter o usuário através da personalização da oferta de conteúdos e de parcerias com veículos jornalísticos tradicionais.
Palavras-chave: Facebook; Coletivos Midiáticos; Jornalismo Digital; Filtros de Personalização.
Abstract
Attempts of control of traffic and of centralization of the flow of contents by Facebook by means of personalization filters affect the production and the circulation of contents of collective media that report on the everyday network movements. One works on the idea of mediatization of activism, considering the appropriation of communication technologies in the everyday network movements. One discusses digital journalism in this context in which Facebook establishes concentration mechanisms that aim at retaining the user by means of personalization of the supply of content and of partnerships with traditional news vehicles.
Keywords: Facebook; Collective media; Digital journalism; Personalization filters.
Resumen
Los intentos de control de tráfico y centralización del flujo de contenido por parte de Facebook a través de filtros personalizados afectan a la producción y circulación de contenidos por colectivos mediáticos sobre el cotidiano de movimientos en red. El trabajo tiene como base la idea mediatización del activismo, teniendo en cuenta la apropiación de tecnologías de la comunicación por movimientos en red. Se argumenta sobre periodismo digital en este contexto en que Facebook establece mecanismos de concentración encaminadas a retener al usuario mediante la personalización de la oferta de contenidos y se asociando con los vehículos periodísticos tradicionales.
Palabras-clave: Facebook; Colectivos mediáticos; Periodismo digital; Filtros de personalización.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).