LA SEÑAL COMUNITARIA. MARCHAS Y CONTRAMARCHAS DE LA OPCIÓN ALTERNATIVA EN COMUNICACIÓN
Palavras-chave:
Comunicación, comunidad, ciudadanía, medios comunitariosResumo
Resumen
Este artículo examina la presencia y límites de la opción comunicacional comunitaria, a partir de la experiencia venezolana. Con esa finalidad se postula una idea-fuerza de comunicación que no se agota en el mensaje con fines comerciales y mercantiles. Hace una lectura crítica de la experiencia y se ubican los avances y las debilidades. A partir de los aportes de La Ley de la Comunicación Popular, aprobada en diciembre de 2015, se analiza el contexto comunicacional y se enumeran los desafíos inmediatos, que surgen cuando se propone la creación de un sistema de comunicación, que propicie democracia y ciudadanía.
Palabras clave: Comunicación; comunidad; ciudadanía; medios comunitarios.
Abstract
This paper examines the presence and limits of the communitarian communication option from the Venezuelan experience. The study defends an idea-power of communication that is not exhausted by the message with commercial and market purposes. A critical review of the experience is prepared and its advances and weaknesses are stated. Based on the contributions generated by the Popular Communication Law, enacted in December 2015, the communicational context is analyzed and the immediate challenges are posed, arising out of proposing the creation of a communication system that enables implementation of democracy and citizenship.
Keywords: Communication; community; citizenship; communitarian media.
Resumo
O artigo examina a presença e os limites da opção comunicacional comunitária, tendo como ponto de referência a experiência venezuelana. Postula-se uma ideia-força de comunicação que não se esgota na mensagem com fins comerciais e mercantis. Faz-se uma leitura crítica da experiência e se enunciam os avanços e as fraquezas. A partir das contribuições da Lei da Comunicação Popular, aprovada em dezembro de 2015, analisa-se o contexto comunicacional e se listam os desafios imediatos que emergem quando se propõe a criação de um sistema de comunicação que propicie democracia e cidadania.
Palavras-chave: Comunicação; comunidade; cidadania; meios comunitários.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).