PERFIL DE AUDIÊNCIA DE RÁDIO EDUCATIVA NO MUNICÍPIO DE TAUBATÉ: A MÍDIA NÃO COMERCIAL COMO DIFUSORA DE CONTEÚDO REGIONAL
Resumo
A estrutura de mídia no Brasil é marcada pela concentração de veículos em grupos privados, revelando uma condição desfavorável para a efetivação da comunicação pública. O objetivo geral deste artigo é identificar o perfil de audiência de uma rádio educativa mantida por uma universidade pública municipal. A pesquisa caracteriza-se como descritiva quanto aos objetivos, com abordagem quantitativa e técnica de coleta de dados por meio de aplicação de questionário estruturado. Verificou-se que existe audiência que se interessa por conteúdos gerados por veículos não comerciais. Os resultados permitiram evidenciar que, a partir do veículo analisado, existe representatividade em veículos não comerciais e que eles cumprem uma função de difusão de informação local e/ou regional e abrem espaço para conteúdos que não são de interesse mercadológico dos grupos privados de mídia. Palavras-chave: Mídia; rádio educativa; audiência; Mídia regional.Downloads
Publicado
19.09.2017
Como Citar
CARNIELLO, M. F.; MOTA, H. A. da; SANTOS, M. J. dos. PERFIL DE AUDIÊNCIA DE RÁDIO EDUCATIVA NO MUNICÍPIO DE TAUBATÉ: A MÍDIA NÃO COMERCIAL COMO DIFUSORA DE CONTEÚDO REGIONAL. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, [S. l.], v. 14, n. 26, 2017. Disponível em: https://revista.pubalaic.org/index.php/alaic/article/view/404. Acesso em: 21 jan. 2025.
Edição
Seção
Artigos / Artículos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).