A CONTRIBUIÇÃO DA COMUNICAÇÃO PARA OS ESTUDOS MIGRATÓRIOS
Resumo
O presente artigo tem o objetivo de pensar como o campo da Comunicação Social tem se posicionado dentro dos estudos migratórios, bem como oferecido subsídios para seu desenvolvimento e compreensão dos processos de deslocamento humano. Para isso, propomos elaborar um quadro sistematizado sobre as pesquisas envolvendo a temática migratória desenvolvidas no campo da Comunicação, ao longo do tempo, no Brasil, a partir do uso da técnica de análise documental. Como principais resultados, destacamos que a Comunicação, graças a sua matriz modular e transdisciplinar, e a sua versatilidade conceitual e constante renovação teórica, possibilita a apreensão dos processos migratórios em uma perspectiva dinâmica e volúvel, capaz de enfatizar as singularidades tópicas do elemento investigado em seu plano micro, sem perder de vista a totalidade do cenário e seu ângulo macro. Palavras-chave: ImIgração; ComunICação SoCIal; InterdISCIplInarIdade.Downloads
Publicado
19.09.2017
Como Citar
ELHAJJI, M.; ESCUDERO, C. A CONTRIBUIÇÃO DA COMUNICAÇÃO PARA OS ESTUDOS MIGRATÓRIOS. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, [S. l.], v. 14, n. 26, 2017. Disponível em: https://revista.pubalaic.org/index.php/alaic/article/view/416. Acesso em: 21 jan. 2025.
Edição
Seção
Artigos / Artículos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).