INSTAGRAM E O FOTOJORNALISMO: DESLOCANDO FRONTEIRAS
Resumo
Tomando como ponto de partida um breve resgate da história da fotografia na imprensa, o presente artigo tem como intuito apontar deslocamentos pelo ativismo digital, através da análise do uso do Instagram para a produção e troca de imagens fotográficas durante os conflitos da Primavera Árabe. As análises indicam que o Instagram altera as práticas de produção de imagens no campo do fotojornalismo, sendo comumente utilizado por amadores e fotógrafos profissionais de agências de notícias, instalando uma nova estética para a produção fotográfica na imprensa.
Palavras-chave: Cultura digita l; Ativismo; Tecnologias; Fotojornalismo, Comunicação
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).