ZUMZUMZUM, HOJE TEM CAPOEIRA, EU VOU: PROCESSOS DE IDENTIDADE E REPRESENTAÇÕES NO INTERCÂMBIO TRANSNACIONAL DA CAPOEIRA FORA DO BRASIL
Resumo
A internacionalização da capoeira coloca em questão a problemática da herança cultural da capoeira e sua identidade pelo mundo. Tudo isso contribui também para a complexidade e heterogeneidade entre os grupos capoeirísticos tanto na maneira de se pensar e praticar a capoeira. O artigo propõe investigar a relação transfronteiriça da capoeira, tendo como campo de análise os grupos em Londres e, sua produção simbólica, sublinhando os aspectos ideológicos e materiais da cultura e o papel social que ela possa ocupar. Caminharemos ao encontro da abordagem teórica do Cultural Studies como área multifacetada de estudos que concebe a cultura como campo de luta e arena política.Downloads
Publicado
08.08.2011
Como Citar
MARTINS, R. ZUMZUMZUM, HOJE TEM CAPOEIRA, EU VOU: PROCESSOS DE IDENTIDADE E REPRESENTAÇÕES NO INTERCÂMBIO TRANSNACIONAL DA CAPOEIRA FORA DO BRASIL. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, [S. l.], n. 12, 2011. Disponível em: https://revista.pubalaic.org/index.php/alaic/article/view/46. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos / Artículos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).