MÍDIA E INTEGRAÇÃO DA AMÉRICA LATINA A PARTIR DA PRESENÇA GEOPOLÍTICA DAS EMPRESAS JORNALÍSTICAS
DOI:
https://doi.org/10.55738/alaic.v15i28.480Palavras-chave:
MonoPólios de Mídia, GeoPolítica das coMunicações e das Mídias, inteGração reGional, aMérica latinaResumo
Entender a presença e concentração midiática e seus impactos sobre os processos de circulação comunicacional e integração regional são interesses deste trabalho que, a partir de perspectivas multidisciplinares, relaciona as noções da geopolítica das comunicações e geopolítica das mídias como aportes epistemológicos para tentar compreender a presença e formação de monopólios midiáticos. Busca-se demonstrar como o funcionamento e a estruturação de empresas midiáticas é muito semelhante às lógicas de concentração de capital tanto que é possível inferir a interdependência latino-americana de outros grupos estrangeiros dentro de um ecossistema midiático contemporâneo frente a características de cunhoimperialista, onde se entende que o monopólio de grupos hegemônicos e tradicionais se dissipa por regiões cultural, econômica e politicamente diferentes, de interesses distintos, como acontece na América Latina. Como estudo exploratório de caso, aborda-se o recente crescimento do Grupo PRISA, da Espanha, em países latino-americanos, com forte adesão no Brasil. Com tais premissas, este trabalho quer discutir a influência no processo de integração regional, as problemáticas que permeiam a gestão e soberania regional midiática nesta região do globo.Downloads
Publicado
28.09.2018
Como Citar
BIDARRA, B. S.; DE CAMARGO, I. O.; CÔRREA, E. N. S.; DE OLIVEIRAA, L. K. MÍDIA E INTEGRAÇÃO DA AMÉRICA LATINA A PARTIR DA PRESENÇA GEOPOLÍTICA DAS EMPRESAS JORNALÍSTICAS. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, [S. l.], v. 15, n. 28, 2018. DOI: 10.55738/alaic.v15i28.480. Disponível em: https://revista.pubalaic.org/index.php/alaic/article/view/480. Acesso em: 3 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos livres / Artículos libres
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).