O QUE AINDA HÁ DE RECEPÇÃO NA RECEPÇÃO? NOTAS SOBRE UM CAMPO CARREGADO DE FUTURO IS
DOI:
https://doi.org/10.55738/alaic.v15i29.487Resumo
O texto apresenta uma proposta de configuração dos estudos de recepção, em diálogo com a tradição internacional, latino-americana e brasileira. Considera os estudos de recepção um tipo de pesquisa empírica realizado no marco dos estudos culturais de audiência, cujo objeto teórico central é a produção de sentido dos sujeitos, analisada a partir da comparação entre suas interpretações e os discursos midiáticos, com atenção aos desdobramentos desse processo no sistema social. Em que pesem as amplas transformações sociotécnicas atuais, considera essa perspectiva de estudos, à moda de Navarro (2003), como um campo carregado de futuro. PALAVRAS-CHAVE: ESTUDOS CULTURAIS, ESTUDOS DE RECEPÇÃO, PRODUÇÃO DE SENTIDO, AMÉRICA LATINA.
ABSTRACT
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).