RECRIAR E DIFUNDIR: PRÁTICAS DE CIRCULAÇÃO A PARTIR DO JOGO ARMA 3
DOI:
https://doi.org/10.55738/alaic.v15i29.492Resumo
O convite feito a consumidores de objetos midiáticos a uma produção derivada conduz a uma reinterpretação do processo de circulação. Antes justaposto entre os momentos de produção e recepção, o operador reveste-se atualmente de importância analítica. Diante desse desafio recorremos a relatos de pesquisa empírica a respeito da produção que jogadores elaboram sobre um jogo de ação, Arma 3. Nesse quadro de referência, com a aceleração das trocas simbólicas num processo que convencionou-se chamar de midiatização, investimos numa análise das práticas de recepção criativa ou cocriação. O foco dado no texto remete às dinâmicas de aprendizado e sobre o redirecionamento narrativo. PALAVRAS-CHAVE: RECEPÇÃO; MIDIATIZAÇÃO; JOGOS DIGITAIS; CIRCULAÇÃO
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).