A ANÁLISE DO DISCURSO COMO METODOLOGIA PARA INVESTIGAÇÃO DE FENÔMENOS RELIGIOSOS NA AMÉRICA LATINA
DOI:
https://doi.org/10.55738/alaic.v16i30.516Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo apresentar algumas diretrizes para a aplicação da Análise do Discurso como metodologia para investigação de fenômenos comunicacionais religiosos, considerando-se o sincretismo e o pluralismo característico da religiosidade latino-americana. Por meio de pesquisa bibliográfica, propõe-se uma reflexão teórica sobre a relação entre religião e linguagem apresentando algumas características tipológicas do discurso religioso. Por fim, são apresentadas algumas diretrizes e possibilidades aplicativas da Análise do Discurso como metodologia para investigar a imbricada relação entre comunicação e religião. PALAVRAS-CHAVE: COMUNICAÇÃO; ANÁLISE DO DISCURSO; RELIGIÃO.Downloads
Publicado
13.08.2019
Como Citar
DE SOUZA, R. M. A ANÁLISE DO DISCURSO COMO METODOLOGIA PARA INVESTIGAÇÃO DE FENÔMENOS RELIGIOSOS NA AMÉRICA LATINA. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, [S. l.], v. 16, n. 30, 2019. DOI: 10.55738/alaic.v16i30.516. Disponível em: https://revista.pubalaic.org/index.php/alaic/article/view/516. Acesso em: 2 jan. 2025.
Edição
Seção
Dossiê: Comunicação popular, cidadania e mudança social / Dosier: Comunicación Popular, Ciudadanía y Cambio Social
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).