LA MEMORIA COMO PROBLEMA COMUNICATIVO. GENEALOGÍA Y CONSTRUCCIÓN CONCEPTUAL DE LOS MEDIOS DE MEMORIA: EL CASO DE ARCHIVOS DE LA REPRESIÓN Y MEMORIA ABIERTA
DOI:
https://doi.org/10.55738/alaic.v18i32.577Resumo
El diseño de la teoría de la memoria cultural ha permitido la aproximación y explicación
DE fenómenos contemporáneos de prácticas del recuerdo en entornos digitales. El concepto
medio de memoria (Erll, 2011), que forma parte del sistema conceptual de la memoria
cultural, intenta acercarse a la condición comunicativa de la memoria colectiva. En este
artículo se expondrán los alcances del concepto medio de memoria en el marco de una
genealogía propia de la memoria cultural, abordando como caso de estudio los archivos
digitales históricos Memoria Abierta de Argentina y Archivos de la Represión de México.
PALABRAS CLAVE: MEMORIA COLECTIVA, MEMORIA CULTURAL, MEDIO DE MEMORIA, ARCHIVOS
DIGITALES
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).