O DISCURSO PUBLICITÁRIO DIRIGIDO A CRIANÇAS EM COMERCIAIS DE BRINQUEDO: A CRISTALIZAÇÃO DO BINARISMO DE GÊNERO
DOI:
https://doi.org/10.55738/alaic.v18i32.606Resumo
Têm-se notado no contexto contemporâneo uma intensificação das discussões sobre questões relacionadas ao gênero. O presente estudo visou discutir como as relações de gênero têm sido exploradas no discurso dirigido às crianças em comerciais de brinquedo. Para isso, metodologicamente, realizou-se um estudo documental com peças audiovisuais brasileiras veiculadas em emissoras de TV fechadas para o contexto brasileiro. Como resultados principais, observou-se que os papeis de gênero tradicionais estão bastante cristalizados nas comunicações publicitárias direcionadas ao público infantil. É urgente uma reflexão da publicidade sobre a responsabilidade frente a esse público e a grande oportunidade de fazer a diferença por meio de seu discurso. PALAVRAS-CHAVE: GÊNERO; PUBLICIDADE; CRIANÇA; BRINQUEDO.Downloads
Publicado
20.05.2020
Como Citar
PAGOTTO NODARI, M.; DE OLIVEIRA MARTINS-SILVA, P. O DISCURSO PUBLICITÁRIO DIRIGIDO A CRIANÇAS EM COMERCIAIS DE BRINQUEDO: A CRISTALIZAÇÃO DO BINARISMO DE GÊNERO. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, [S. l.], v. 18, n. 32, 2020. DOI: 10.55738/alaic.v18i32.606. Disponível em: https://revista.pubalaic.org/index.php/alaic/article/view/606. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos livres / Artículos libres
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).