IDENTIDADE E INVISIBILIDADE MIDIÁTICA DE JOVENS CAMPONESES
DOI:
https://doi.org/10.55738/alaic.v19i33.618Palavras-chave:
IDENTIDADE, MÍDIA, CAMPESINATO, JUVENTUDE CAMPONESA.Resumo
Este trabalho apresenta conexões entre mídia e identidade camponesa no contexto de uma Escola Família Agrícola (EFA), em Independência, Ceará. Busca compreender como se percebem os educandos que, ao mesmo tempo em que reivindicam nova concepção de camponeses, afirmam tradições do campo, refutando a maneira que os meios de comunicação os representam. Utiliza-se metodologia fenomenológica com abordagem etnográfica. Os resultados apontam para formação identitária descentrada, um jovem que defende princípios campesinos, mas passa por uma formação multicultural promovida pelo processo de globalização calcado nas plataformas multimidiáticas.Downloads
Publicado
19.09.2020
Como Citar
NUNES, R. da S.; COELHO, M. das G. P. IDENTIDADE E INVISIBILIDADE MIDIÁTICA DE JOVENS CAMPONESES. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, [S. l.], v. 19, n. 33, 2020. DOI: 10.55738/alaic.v19i33.618. Disponível em: https://revista.pubalaic.org/index.php/alaic/article/view/618. Acesso em: 21 jan. 2025.
Edição
Seção
Dossiê: Comunicação popular, cidadania e mudança social / Dosier: Comunicación Popular, Ciudadanía y Cambio Social
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).