CRUZAMENTO ENTRE PÚBLICO E PRIVADO: O DISCURSO SOBRE POLÍTICA DA MINISSÉRIE O BRADO RETUMBANTE
DOI:
https://doi.org/10.55738/alaic.v19i33.627Palavras-chave:
MINISSÉRIES, O BRADO RETUMBANTE, ESFERA PÚBLICA, ESFERA PRIVADA.Resumo
Este texto discute o atravessamento entre público e privado na construção de um discurso sobre a política a partir do protagonista da minissérie O Brado Retumbante. O debate é articulado pela dimensão histórica do público e do privado (Sennett, 2014), pela natureza da política (Arendt, 2008) e pelo desenvolvimento do conceito de homem cordial (Buarque de Holanda, 1995). A problematização de tais temas, feita através tanto da análise da minissérie como um todo quanto do exame mais detalhado de duas cenas, permite a percepção de pontos como a confusão entre comportamento público e personalidade privadaDownloads
Publicado
19.09.2020
Como Citar
ALMEIDA, G. F.; ROSSINI, M. de S. CRUZAMENTO ENTRE PÚBLICO E PRIVADO: O DISCURSO SOBRE POLÍTICA DA MINISSÉRIE O BRADO RETUMBANTE. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, [S. l.], v. 19, n. 33, 2020. DOI: 10.55738/alaic.v19i33.627. Disponível em: https://revista.pubalaic.org/index.php/alaic/article/view/627. Acesso em: 21 jan. 2025.
Edição
Seção
Artigos livres / Artículos libres
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).