AO SUL DE UM MOVIMENTO: UM RECORTE DA HISTORIOGRAFIA DO DOCUMENTÁRIO BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.55738/alaic.v19i34.646Palavras-chave:
Documentário, Cinema regional, História do cinema, Produção e circulação.Resumo
Ao analisar a historiografia clássica do cinema nacional, percebemos a ausência mais substantiva do documentário e a ficção entendida como o próprio cinema. Este artigo faz um levantamento da historiografia sobre a produção e a circulação do documentário tendo como recorte o Sul do Brasil. É a produção continuada do documentário que não deixa o cinema cessar durante os períodos de recesso do filme de ficção e que cada vez mais amplia sua potência produtiva e de circulação, de modo a fortalecer as cinematografias regionais, embora ainda encontre barreiras no circuito comercial.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).