DISCURSO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: EFEITOS DE SENTIDO SOBRE A FOSFOETANOLAMINA SINTÉTICA NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.55738/alaic.v19i34.647Palavras-chave:
Análise do Discurso, Jornalismo, Divulgação científica, Fosfoetanolamina sintética.Resumo
Instigado pelo discurso jornalístico, este artigo ampara-se nos pressupostos teóricos da Análise do Discurso e estuda o discurso da divulgação científica nas manchetes de duas reportagens televisivas sobre a Fosfoetanolamina Sintética, exibidas no Brasil, em 2015. A análise reflete sobre o processo de popularização da ciência e identifica como a heterogeneidade discursiva se manifesta nos enunciados, produzindo efeitos de sentido. Os resultados fornecem elementos para discutir a inter-relação: comunicação, cientificidade e apelo social.
Downloads
Publicado
23.12.2020
Como Citar
DOS SANTOS DE PAULA, A. I.; DA ROSA, M. DISCURSO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: EFEITOS DE SENTIDO SOBRE A FOSFOETANOLAMINA SINTÉTICA NO BRASIL. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, [S. l.], v. 19, n. 34, 2020. DOI: 10.55738/alaic.v19i34.647. Disponível em: https://revista.pubalaic.org/index.php/alaic/article/view/647. Acesso em: 20 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos livres / Artículos libres
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).