POBRES SÃO OS OUTROS: DESIGUALDADE SOCIAL E PRODUÇÃO DE SENTIDOS
DOI:
https://doi.org/10.55738/alaic.v19i35.666Palavras-chave:
Comunicação e Saúde, Desigualdade Social, Pobreza, Produção Social dos Sentidos.Resumo
Tendo o Campo da Comunicação e Saúde como lugar de ancoragem, apresentamos resultados de uma pesquisa de doutorado que se empenhou em observar a pobreza e as desigualdades sociais em saúde sob a ótica da produção social dos sentidos. Na pesquisa foram analisados discursos de três núcleos produtores de sentidos sobre a pobreza: o Estado, a Mídia e a População. O foco deste artigo recai sobre a População, que abrangeu dois grupos com vivências da pobreza, expressas respectivamente por “contação de histórias” e fotografias. Existem convergência de sentidos entre Mídia e Estado, porém dissonantes dos atribuídos pelo núcleo População.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).