A FÁBULA DO VIROCENO: NARRATIVAS SOBRE HEROÍSMO, SOLIDARIEDADE E NOVO NORMAL
DOI:
https://doi.org/10.55738/alaic.v19i35.670Palavras-chave:
Comunicação e Saúde, Pandemia, Biopoder, MedoResumo
Em sua dimensão simbólica, a pandemia reconfigura contextos que, do ponto de vista da Comunicação e Saúde, afetam condições de produção dos sentidos. Estas mudanças contextuais ganham contornos mais nítidos na conceituação de Viroceno, que superlativiza o medo e radicaliza o biopoder. Mapeamos as narrativas de alta circulação que repetem ou inflacionam narrativas típicas de crises sanitárias e aquelas que se apresentam como específicas do contexto pandêmico (o heroísmo e a solidariedade) e da projeção de futuro (o novo normal). Argumentamos que as narrativas específicas do Viroceno têm caráter moralizante, à semelhança das fábulas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).