POR UMA COMUNICAÇÃO A CONTRAPELO - ENTREVISTA COM VALMIR DE CASTRO OLIVEIRA
DOI:
https://doi.org/10.55738/alaic.v19i35.682Resumo
Nosso entrevistado é professor, pesquisador e comunicador comprometido com pessoas e coletividades que vivenciam condições de fragilidade ou de negação dos seus direitos, atuando em diversas frentes e modos. Admirador do projeto democrático do SUS, teve e tem participação importante na constituição e consolidação do campo da Comunicação e Saúde no Brasil. Doutor em Ciências da Comunicação (USP), foi professor da PUCMinas, da UFPB e da UFMG. Após se aposentar, dedicou-se ao Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS) da Fundação Oswaldo Cruz. É referência nas áreas de participação e mobilização social, mídias comunitárias, controle social e jornalismo. Em Brumadinho (MG), onde reside, atua no jornalismo comunitário e foi editor e apresentador do programa “De Olho na Notícia” da Rádio InterFM, de 1995 a 2008.Downloads
Publicado
03.02.2021
Como Citar
DE LAVOR, A.; SOARES DE ARAUJO, I. POR UMA COMUNICAÇÃO A CONTRAPELO - ENTREVISTA COM VALMIR DE CASTRO OLIVEIRA. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, [S. l.], v. 19, n. 35, 2021. DOI: 10.55738/alaic.v19i35.682. Disponível em: https://revista.pubalaic.org/index.php/alaic/article/view/682. Acesso em: 21 jan. 2025.
Edição
Seção
Entrevista
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).