O IMPEACHMENT DE DILMA NO G1 E NO NEXO: DA VOCAÇÃO À PADRONIZAÇÃO DO JORNALISMO
DOI:
https://doi.org/10.55738/alaic.v20i36.695Palavras-chave:
DISCURSO JORNALÍSTICO, IMPEACHMENT DE DILMA ROUSSEFF, DESAFIOS DO JORNALISMO, STARTUPSResumo
As práticas jornalísticas sofrem intensas reconfigurações diante da paisagem digital. Mas o jornalismo continua a se constituir como lugar privilegiado de enunciação da verdade sobre a experiência social, tanto nas mídias tradicionais quanto nas startups. A partir de uma análise comparativa da cobertura jornalística do impeachment da presidente Dilma Rousseff na Câmara dos Deputados pelo G1 e pelo Nexo Jornal, amparada em contribuições de estudos de Enquadramento e da Análise do Discurso, este estudo aponta que não há rupturas significativas nas estruturas narrativas das notícias sobre relevantes acontecimentos políticos e há um acirramento da relação entre regimes e efeitos verdade nos modelos discursivos jornalísticos na atualidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).