GUIA PARA JOVENS OUVINTES: A CIDADE RADIOFÔNICA DE WALTER BENJAMIN
DOI:
https://doi.org/10.55738/alaic.v20i37.709Palavras-chave:
Walter Benjamin, Rádio, Crônica, BerlimResumo
Este artigo analisa a série radiofônica berlinense produzida pelo filósofo Walter Benjamin, na Rádio Berlim, em 1930. Produção pouco explorada até recentemente na fortuna crítica sobre o autor, relaciona-se a série com o contexto cultural da República de Weimar. As 12 crônicas se inserem na redescoberta da representação moderna da cidade que ocorre na década de 1920 em várias manifestações artísticas e culturais. Constata-se que o livro Passeios em Berlim, de Franz Hessel, foi uma influência marcante nas crônicas de Benjamin que privilegiam a multiplicidade de ambientes, a história da cidade e do trabalho, a atenção ao detalhe e a proximidade com o ouvinte.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).