OCUPAR, COMUNICAR, HABITAR: UN ANÁLISIS DE LA OCUPACIÓN ARTÍSTICA “OUVIDOR 63” EN EL CENTRO DE SÃO PAULO

Autores

  • Simone Luci Pereira PPGCOM - UNIP
  • Priscila Miranda Bezerra Mestranda em Comunicação - UNIP

DOI:

https://doi.org/10.55738/alaic.v20i37.714

Palavras-chave:

comunicación urbana, ocupación artística, activismo urbano, artivismo

Resumo

Este artículo analiza la ocupación artística/habitacional Ouvidor 63, en el centro de la ciudad de São Paulo, Brasil. Comprendemos los artivismos contemporáneos y sus articulaciones con territorialidades, el derecho a la ciudad y las formas de re-existencia. Con un abordaje etnográfico presencial y en las redes digitales, analizamos esta ocupación artística en los contextos de lucha urbana por el derecho a la vivienda en el centro de São Paulo, bien como su papel de reivindicación de espacios culturales/artísticos no institucionalizados. Comprendemos el papel de las relaciones construidas por este “colectivo de los colectivos” como un nodo de flujos y redes urbanas que constituyen dimensiones comunicacionales de la ciudad.

Biografia do Autor

Simone Luci Pereira, PPGCOM - UNIP

Pesquisadora do CNPq - Bolsista de Produtividade em Pesquisa. Mestre em História Social (1998) e Doutora em Ciências Sociais - Antropologia (2004) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Realizou três Pós-Doutorados: dois no Brasil, a)no PPG Música da UNIRIO (bolsista PosDoc Sênior FAPERJ - 2012-2013), junto ao GP Música Urbana no Brasil, e outro b) no PPG Comunicação da UFRJ, junto ao NEPCOM (2016-2017); e ainda um Posdoc internacional, no Progranma de Investigación Posdoctoral en Ciencias Sociales, Niñez y Juventud (Red CLACSO de Posgrados e Red INJU) (bolsista CLACSO - 2014-2016). Participa da rede internacional de investigação do Grupo de Trabalho CLACSO Juventudes y Infâncias en América Latina desde 2015. Professora Titular do PPG Comunicação e Cultura Midiática (Mestrado e Doutorado) da Universidade Paulista - UNIP, onde coordena o URBESOM (Grupo de Pesquisa em Culturas urbanas, Música e Comunicação). Integrante da Diretoria da IASPM-LA (Associasión internacional para el estudio de la musica popular – Rama Latinoamericana) (2018-2022). Vice-coordenadora do GT Comunicação, Estudos de Som e Música da COMPÓS (2021-2022). Foi coordenadora do Grupo de Pesquisa "Comunicação e Culturas Urbanas" da INTERCOM (2017-2020). Pesquisa e atua na interface dos campos da Comunicação, Música e Antropologia, com ênfase nos estudos sobre práticas musicais-midiáticas, culturas urbanas, cidades e juventudes; migrações/diásporas, identidades e interações sociais vinculadas às práticas musicais-midiáticas; memória, escuta e música midiática. Tem participado de eventos científicos no Brasil e no exterior e publicado vários trabalhos em anais de eventos, periódicos e livros coletâneas de artigos. Atua como parecerista em periódicos nacionais e internacionais e agências de fomento. https://orcid.org/0000-0002-7412-2129

Priscila Miranda Bezerra, Mestranda em Comunicação - UNIP

Mestranda em Comunicação na Universidade Paulista - UNIP. Bolsista Capes. Bacharel em Publicidade e Propaganda (UNIP). Integrante do URBESOM (Grupo de Pesquisa em Culturas Urbanas, Música e Comunicação). primb107@gmail.com ORCID: 0000-0001-8723-7817. 

Publicado

04.10.2021

Como Citar

PEREIRA, S. L.; BEZERRA, P. M. OCUPAR, COMUNICAR, HABITAR: UN ANÁLISIS DE LA OCUPACIÓN ARTÍSTICA “OUVIDOR 63” EN EL CENTRO DE SÃO PAULO. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, [S. l.], v. 20, n. 37, 2021. DOI: 10.55738/alaic.v20i37.714. Disponível em: https://revista.pubalaic.org/index.php/alaic/article/view/714. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Comunicação popular, cidadania e mudança social / Dosier: Comunicación Popular, Ciudadanía y Cambio Social