Reflexões sobre o texto e a escrita na web sob o prisma da enónciation éditoriale
DOI:
https://doi.org/10.55738/alaic.v20i37.722Palavras-chave:
Texto, digital, escrita, enonciation editorialeResumo
A partir da ótica comunicacional explora-se a noção de texto e os fenômenos de leitura, apreensão e circulação textual que emergem a partir das mutações da escrita, especialmente no cenário digital, apresentando como perspectiva teórica e analítica a abordagem francesa da enónciation éditoriale. O ensaio, de natureza exploratória, com caráter teórico e reflexivo, analisa o texto considerando não apenas seus aspectos linguísticos e interpretativos, mas também o suporte que limita, sustenta e prescreve certas modalidades de leitura. Observa-se o surgimento de novas lógicas textuais, que decorrem das práticas sociais da cultura digital e encontram na teoria da enunciação editorial uma abordagem fecunda para a sua análise.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).