O Alerta Nacional e a estereotipação da imagem da mulher em horário nobre na televisão brasileira
DOI:
https://doi.org/10.55738/alaic.v21i39.854Palavras-chave:
mulher, mídia, gênero, Sikêra JuniorResumo
O presente artigo visa analisar a imagem da mulher construída na narrativa do programa Alerta Nacional, cujo apresentador Sikêra Junior é acusado de praticar sistemáticas violações aos direitos humanos. Para isso, foram analisados programas exibidos em 2021, com a categorização dos achados e utilizando aportes metodológicos da análise de conteúdo. Os resultados, percebidos a partir do entrelaçamento de pesquisa bibliográfica sobre comunicação e gênero e o papel da mídia na elaboração da imagem pública, apontam para a estereotipação da mulher e a violação de seus direitos, contribuindo para o reforço de papeis sociais relegados à subordinação.
Palavras-chave: mulher; mídia; gênero; Sikêra Junior.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).