BRASIL: A SELEÇÃO É A PÁTRIA EM CHUTEIRAS
Resumo
Resumo:
Este artigo tem por objetivo analisar o processo de construção/positivação da imagem da Copa do Mundo de 2014 junto ao imaginário brasileiro, tomando como ponto de partida a centralidade social do futebol e daquele certame junto à cultura nacional. Abordaremos o contraste entre a realidade festiva da Seleção Brasileira, os enormes dispêndios com a construção de estádios e o consenso passivo em torno do evento. Tomamos como pista heurística – e referente metafórico – a obra de George Orwell 1984 para nos debruçarmos sobre a dionisíaca futebolística e seu gesto de compensar, no rito do jogo, os efeitos históricos do Brasil real sobre os sujeitos assujeitados a esse consenso.
PALAVRAS-CHAVE: seleção brasileira; futebo l; copa do mundo; Brasil.
Resumen:
Este artículo tiene como objetivo analizar el proceso de construcción de la imagen/positivación de la Copa del Mundo de 2014 con la imaginación de Brasil, teniendo como punto de partida la importancia social del fútbol y el caso de que con la cultura nacional. Vamos a discutir el contraste entre la realidad de la fiesta de Brasil, el gasto enorme en la construcción de estadios y consentimiento pasivo de todo el evento. Tomamos como referencia heurística - y referente metafórico - la obra de George Orwell 1984 para estudiar el fútbol dionisíaco y su gesto para compensar, en el rito del juego real, los efectos históricos de Brasil, sobre sujetos carentes de este consenso.
PALABRAS CLAVES: Selección brasileña; fútbo l; la copa del mundo; Brasil.
Abstract:
This article aims to analyze the process of construction/positivation image of the 2014 World Cup with the Brazilian imagination, taking as its starting point the social centrality of football and that event with the national culture. We will discuss the contrast between the reality of the Brazilian festival, the huge expenditure on construction of stadiums and passive consent around the event. We take as a cue heuristics - and metaphorical referent - the work of George Orwell in 1984 to look into the Dionysian football and his gesture to compensate, in the rite of the game, Brazil’s real historical effects on subjects devoid of this consensus.
KEYWORDS: Brazilian national team; soccer; world cup; Brazil.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).